Semana Lixo Zero 2019 terá novidades

Pintou novidade para a edição deste ano da Semana Lixo Zero, que o Fórum de Desenvolvimento do Rio promove em parceria com o Movimento Lixo Zero Brasil desde 2015. A ideia é aproveitar a coincidência de datas com a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e promover um encontro no plenário da Assembleia Legislativa para debater o tema. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15/08), durante reunião da Câmara de Desenvolvimento Sustentável, no Conselho Regional de Contabilidade.

“Pensamos em organizar um encontro entre universidades e outro sobre as perspectivas do setor empresarial para debater soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada”, explicou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

A sugestão foi apresentada pela analista de Sustentabilidade do Sebrae-RJ Dolores Lustosa. A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), marcada para a semana entre os dias 21 e 27 de outubro, será inspirada no tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, assunto que se insere nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Criada em 2015, a Semana Lixo Zero tem como objetivo empoderar, trazer soluções e disseminar exemplos e boas práticas na redução da produção de resíduos e sua correta destinação, além de promover a conscientização da sociedade. A Câmara de Desenvolvimento Sustentável volta a se reunir no dia 4 de setembro para preparar a programação da Semana Lixo Zero.