Uma alternativa para os produtores

A Câmara de Agronegócios do Fórum de Desenvolvimento do Rio voltará a se debruçar sobre a importância do estado e municípios aderirem ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). Esta adesão permitirá aos produtores artesanais do estado comercializarem seus produtos em todo o território nacional.  No próximo dia 14 de agosto, o especialista em Inspeção Agropecuária e membro da Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM) Ronaldo Gil Pereira apresentará a alternativa da criação de consórcios intermunicipais para a adesão ao Sisbi. A reunião será às 10h no auditório do Conselho Regional de Contabilidade no Centro do Rio.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos artesanais de origem animal em todo o país. A adesão ao Sisbi é voluntária e permite que estados e municípios solicitem a equivalência de seus serviços de inspeção ao federal, desde que comprovem ter capacidade técnica para realizar a fiscalização. O problema é que muitos municípios não possuem hoje orçamento para contratar o número de profissionais necessário para atender a esta demanda. A solução estaria na criação dos consórcios intermunicipais. 

Na reunião haverá ainda um bate-papo sobre algumas experiências já implementadas com Ezio Tavares, diretor de Programas e Projeto do Cidennf (Consórcio Intermunicipal do Norte e Noroeste Fluminense) e Roberto Leite, conselheiro da Região Serrana da APRORIO (Associação dos Produtores Agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro).

Serviço:

Reunião da Câmara de Agronegócios

Data: 14 de agosto

Horário: 10h às 12h

Local: Rua Primeiro de Março, 33/ 1º andar – Centro (Auditório do CRCRJ