No próximo dia 27 de junho, representantes do Ministério da Agricultura, do governo do estado, deputados estaduais e secretários de Agricultura de diversos municípios do Rio se reunirão no auditório do Conselho Regional de Contabilidade para o painel “Preparando o terreno para o Selo Arte no Rio de Janeiro”, organizado pela Câmara Setorial de Agricultura do Fórum de Desenvolvimento do Rio. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no endereço: http://bit.ly/SeloArteRJ.
Antes que o Selo Arte se configure como oportunidade para os pequenos produtores rurais, que são ampla maioria no estado do Rio de Janeiro, alguns desafios precisam ser superados. Para ser considerado artesanal, um produto precisa observar características de regionalidade e de forma de produção que a maioria dos produtos feitos aqui não possui. Uma das soluções é fortalecer os serviços de inspeção, que no estado ainda são bastante precários, aderindo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).
Criado em 2011, o SISBI padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal. Os estados e municípios podem solicitar a equivalência de seus serviços de inspeção ao federal desde que comprovando ter as mesmas condições e eficiência do Ministério de Agricultura nas questões de segurança alimentar.
Programação:
10h – Recepção
10h10 – “Contextualizando o tema e os desafios do estado do Rio de Janeiro”
Geiza Rocha, subsecretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.
10h20 – “Legislações sobre inspeção de queijos artesanais"
Mayara Pinto, auditora fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
10h40 – “Panorama da regulamentação federal dos produtos artesanais”
Rodrigo Lopes de Almeida, auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
11h – “Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) no Brasil: caminhos e casos de sucesso”
Valéria Burmeister Martins – coordenadora do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
11h20 – “Defesa sanitária e saúde animal: pré-requisitos para o produto artesanal seguro”
Luís Eduardo da Silva - auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
11h40 – Considerações finais
12h – Encerramento