Concessão de ferrovias é prioridade

A renovação antecipada das concessões de ferrovias já está em curso pelo governo federal e deve ser o foco de trabalho entre as oportunidades de melhorias na infraestrutura e logística do estado. A constatação foi feita pelo secretário de estado de Transportes, Delmo Pinho, que apresentou nesta terça (18/06) uma atualização do panorama das concessões no que tange ao Rio de Janeiro durante a reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística.

“Nesse momento em que o estado precisa de investimentos em infraestrutura, o Rio de Janeiro tem pela frente uma grande oportunidade com o maior bloco de concessões que já foi lançado de uma só vez. Por meio dele podemos garantir um aumento na capacidade e na qualidade da nossa malha rodoviária e ferroviária federais do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário que destacou renovação antecipada da concessão da malha ferroviária sob gestão da MRS como prioridade no momento já que há uma série de audiências públicas programadas para colher sugestões e críticas sobre a renovação para os contratos. No Rio de janeiro a sessão está marcada para o dia 2 de julho, de 14h às 18h, no Hotel Othon.

A renovação antecipada da atual concessão da MRS, que vigora até 2026, para operar por mais 30 anos os 1.643 quilômetros pode alavancar investimentos na ordem de R$ 7,5 bilhões. A ampliação da malha ferroviária do Rio de Janeiro também traz oportunidades para o agronegócio no estado, já que, segundo Delmo, será possível receber cargas de granel agrícola para exportação, como soja e milho, estimulando a agroindústria fluminense. Segundo estudos apresentados pela empresa, os investimentos podem tornar possível a criação do maior corredor de granéis do Hemisfério Sul.

“A MRS foi considerada a melhor ferrovia de cargas do país. Os estudos da empresa apontam para oportunidades também no transporte de passageiros tornando o trem intermunicipal uma realidade no estado. Porém, para que isso aconteça, precisamos trabalhar em conjunto com a bancada estadual e federal do Rio para podermos avançar e garantir os interesses do estado. Só com as questões sociais e econômicas não vamos conseguir, precisamos do braço político e o apoio das instituições”, explicou Delmo.

“O secretário trouxe a urgência de se falar das ferrovias e do trabalho articulado entre as instituições que compõem o Fórum, como Firjan e ACRJ, no acompanhamento dos estudos dessas modelagens. Agora, o momento é de mobilização para a audiência pública das ferrovias em julho, para que os deputados estejam mobilizados para poder influir politicamente e puxar esses investimentos que são necessários para o estado do Rio”, afirmou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Corroborando com o pleito, o Fórum de Desenvolvimento do Rio realizará em agosto um evento, no plenário da Alerj para debater as oportunidades do estado na concessão de ferrovias e rodovias federais que tem, no Rio de Janeiro, parte de seus traçados. O encontro irá reunir o governo federal e estadual, deputados, além das instituições que fazem parte do Fórum.

Para acessar a apresentação do secretário Delmo Pinho, clique aqui.