Cooperativismo inaugura projeto Casa Aberta na Alerj

Promover a interação entre as mais de 50 instituições que compõem o Fórum de Desenvolvimento do Rio e o Parlamento Estadual é o intuito do projeto Casa Aberta, lançado nesta quinta (13/06), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O evento Rio + Coop, realizado pelo Sistema OCB-Sescoop no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, marcou o lançamento do projeto e contou com a presença de deputados e representantes de cooperativas de diversos setores do estado.

“A Alerj está sempre de portas abertas para receber a população e as instituições, mas para que as mudanças possam de fato ocorrer, é preciso aprofundar parcerias, e aproximar os deputados estaduais do que está sendo produzido, pensado e desejado do lado de fora”, explicou o presidente da Alerj André Ceciliano, que também destacou a importância das cooperativas para a economia do estado. “Precisamos estar cada vez mais juntos, apoiando e incentivando o cooperativismo que tem um potencial imenso na promoção do desenvolvimento fluminense”, afirmou.

O Sistema OCB/Sescoop-RJ é composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro, que faz parte do Sistema S brasileiro. A miniexposição reuniu na Alerj cerca de 40 cooperativas, representando 13 ramos de atividade no estado, que aproveitaram a oportunidade para interagir e apresentar suas demandas aos parlamentares.

“O cooperativismo é uma solução para o Rio, já que tudo o que geramos e produzimos de riqueza fica no estado. Viemos mostrar o nosso potencial e capacidade econômica, por meio do Fórum de Desenvolvimento, que é nosso parceiro. Trouxemos alguns de nossos produtos para a exposição, mas a verdade é que o cooperativismo é feito de pessoas”, disse o presidente do Sistema OCB/Sescoop- RJ, Vinicius Mesquita. Segundo Vinicius, o estado conta com 465 cooperativas com mais de 263 mil cooperados e empregados.

O deputado Jorge Felippe Neto (PSD) ressaltou a importância de estimular o cooperativismo para a economia do estado. “O eixo econômico que precisamos estimular no estado passa pelo cooperativismo. Por muitos anos os benefícios fiscais foram direcionados às grandes empresas deixando o setor cooperativado, que tem uma distribuição de renda mais igualitária e produtiva ao estado, de lado. Num estado em crise, não há capital para o empresário fluminense avançar numa macroestrutura, mas se você junta pequenos jogadores econômicos e faz uma cooperativa, já torna isso possível”, explicou. Para o deputado, o projeto Casa Aberta traz transparência à Alerj. “A iniciativa do Fórum é muito importante ao tornar a Casa um espaço de discussão do estado e seus principais setores econômicos de maneira transparente, recebendo-os no seu dia a dia, de portas abertas e ao sol, sem a leviandade que víamos anteriormente”, afirmou.

A próxima edição do Casa Aberta será realizada no dia 26 de junho, quando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), irá trazer os chefes de suas Unidades Descentralizadas, localizadas no estado do Rio (Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos), para conversar com os parlamentares sobre suas ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“O projeto Casa Aberta surgiu de uma demanda das instituições que compõem o Fórum de se fazerem conhecidas juntos aos deputados da Alerj. A gente abre a Casa durante um dia, para que as instituições possam expor o que fazem, como se organizam e qual é o papel delas no crescimento do estado e estabelecer um processo de interação com os gabinetes e deputados”, finalizou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

Para ler a reportagem da Comunicação Social da Alerj clique aqui.

Assista também a matéria da TV Alerj clicando aqui.

Foto Suellen Lessa