Alerj debaterá práticas de sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro celebrará a data com o evento “Desafios e Aprendizados na Implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS)”. O seminário será realizado de 10h às 12h, no Auditório Senador Nélson Carneiro, e reunirá representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) para contar suas experiências na elaboração do PLS e sua incorporação no cotidiano da instituição. A importância de uma rede de capacitação dos órgãos para o alcance das metas será abordada pelo coordenador da Comissão de Sustentabilidade do Instituto de Pesquisas do Jardim do Botânico do Rio de Janeiro, Paulo Ornelas.

O Plano de Logística Sustentável é uma ferramenta que permite aos órgãos estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na administração pública. Desde maio de 2013, todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e as empresas estatais dependentes estão obrigadas a desenvolver os seus planos, que devem conter os objetivos; as responsabilidades dos gestores que implementarão o Plano; as ações, metas e prazos de execução; os mecanismos de monitoramento e avaliação das ações que serão implementadas.

No fim de 2018 a Alerj aprovou a Lei Nº 8231, tornando a implementação do PLS obrigatória também na administração pública estadual. O uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, a sensibilização e a capacitação dos funcionários e prestadores de serviço e a qualidade de vida no ambiente de trabalho são algumas das ações que devem ser estimuladas pelas unidades ou núcleos socioambientais em todo o estado.

Lixo Eletrônico

Durante o evento também será lançada a campanha de recolhimento de lixo eletrônico na Alerj. A iniciativa, realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TIRio), espalhará pontos de coleta nos prédios da Alerj durante todo o mês de junho para receber computadores, impressoras, máquinas fotográficas, celulares e suas peças, em perfeitos estado ou não. O material passará por uma triagem e será encaminhado para destinação correta e sustentável. Segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sétimo maior produtor de e-lixo do mundo e o maior da América Latina. Apenas 2% dos resíduos, porém, é reciclado.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no endereço: http://bit.ly/AlerjSustentavel

Assista ao programa da TV Alerj sobre o que é o Plano de Logística Sustentável clicando aqui.

 

Confira a programação completa:

10h - Abertura

10h15 - Lançamento da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico na Alerj

10h30 - Painel: Desafios e Aprendizados na Implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS)

Maria de Lourdes de Oliveira, auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado

José Alexandre Maximino Mota, coordenador do grupo de atuação especializada em meio ambiente (Gaema) do Ministério Público Estadual

Úrsula Maruyama, professora e representante da divisão de Estratégia para a Sustentabilidade Ambiental e Institucional do Cefet-RJ

Paulo Ornelas, coordenador da comissão de sustentabilidade do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
do Ministério do Meio Ambiente

12h - Encerramento

SERVIÇO
Dia: 05 de junho de 2019
Horário: 10h às 12h
Local: Alerj - Palácio XXIII de Julho (Anexo ao Palácio Tiradentes) - Rua Dom Manuel, s/n° - 6º andar, Auditório Senador Nelson Carneiro.
Inscrições: http://bit.ly/AlerjSustentavel

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel: 2588-1145/1352