Socióloga palestrará sobre Lei de Cotas na Alerj

O Rio de Janeiro foi pioneiro na criação da lei de cotas raciais para ingresso nas universidades públicas estaduais. A primeira legislação entrou em vigor em 2001 e serviu de exemplo para todo país ao estimular a sua adoção por outros estados e pelo Governo Federal. O tema será debatido na Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica no dia 17 de junho, de 10h às 12h, na Escola do Legislativo (Elerj). A reunião contará com a participação da professora Vânia Penha-Lopes, Ph.D e professora doutora titular de Sociologia do Bloomfield College, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos para a palestra “Ação afirmativa, cotistas universitários e a busca pela justiça racial”.

Desde 2008, Vânia é codiretora do Seminário do Brasil na Universidade Columbia, em Nova Iorque, e membro do comitê executivo da Brazilian Studies Association-BRASA. Também é autora de livros como “Pioneiros: Cotistas na Universidade Brasileira” (2013), Confronting Affirmative Action in Brazil: University Quota Students and the Quest for Racial Justice (2017) e co-organizadora de Religiosidade e Performance: Diálogos Contemporâneos (2015), além de ter escrito vários artigos em inglês e português sobre temas como as relações raciais no Brasil e nos Estados Unidos, as ações afirmativas comparadas, a família e masculinidade.

Inscrições: http://bit.ly/EventoLeiDeCotas

Serviço:

Reunião da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica

Data: 17 de junho

Horário: 10h às 12h

Local: Rua da Alfândega, Nº 8 – 7º andar – Auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro.