O campo dá ideias para enfrentar a fome

O Brasil retornou ao mapa da fome. Cerca de cinco milhões de brasileiros enfrentam hoje esse flagelo, segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).  Mas aqui e ali alternativas interessantes começam a surgir para superar esse desafio. “Nosso trabalho consiste em recolher alimentos de onde está sobrando para levar para onde está faltando”, explicou Cida Pessoa, coordenadora do projeto Mesa Brasil do Sesc, cuja apresentação foi um dos destaques na quinta-feira (23/5) do painel “Agricultura no estado do Rio de Janeiro e Rural como protagonista da Bioeconomia”, da feira Green Rio 2019, que está sendo realizada na Marina da Glória.

Entre junho de 2018 e abril de 2019, o projeto Mesa Brasil distribuiu 505 toneladas de alimentos recolhidas junto a 76 produtores em 17 municípios com o apoio de 234 entidades. Mais de 63 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa. “O que fazemos é retirar produtos que o agricultor não recolhe, seja pela aparência ou por excesso de produção”, explicou Cida.

Mediadora do painel, a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, salientou a importância da redução do desperdício no campo, e ressaltou as oportunidades que podem surgir desde que seja feita a capacitação dos produtores para que possam ser credenciados a participar das compras do estado. “A Baixada Fluminense, por exemplo, tem um potencial grande de produção e um mercado próximo, o que facilita as compras públicas pelo governo do estado e muitos municípios”, frisou. Participaram ainda do painel Pedro Vasconcellos, gerente de Sustentabilidade da Danone; Marco Gentil do Sebrae; Sandro Felício da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Institucionais; Artur Camargo, coordenador do Senar e Marcelo Costa, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

A importância da criação de uma cadeia de distribuição dos produtos orgânicos também foi ressaltada pelo gerente de Sustentabilidade da Danone, Pedro Vasconcellos. “Uma de nossas contribuições importantes foi trazer a questão de mercado para garantir a sustentabilidade financeira para o que estamos fomentando”, afirmou. Pedro apresentou detalhes do Projeto Caraúnas, feito em parceria como Sebrae, que pretende qualificar 100 produtores de Caxias e Nova Iguaçu este ano em agricultura orgânica. “Já temos 40 produtores com certificação e nossa meta é chegar a 250 no fim do programa, daqui a oito anos”, explicou. O gerente de sustentabilidade da Danone ressaltou ainda a importância da busca de um formato de transparência nos itens que compõem o preço. “Nosso sonho é chegar um dia em que no ponto de venda o consumidor veja uma melancia a R$ 17, que custou R$ 3 para o produtor, e tenha a noção real de quem está sendo remunerado na cadeia”.

“Hoje existe muita especulação sobre o preço dos produtos orgânicos”, ressaltou Sandro Felício, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Institucionais.  “Hoje identificamos três grandes desafios para o estado: regularidade de produção, qualidade no produto e isso se reflete no preço que o produto é vendido”. Sandro afirmou que hoje 80% dos produtos orgânicos comercializados no Rio vem de estados vizinhos, o que indica uma enorme possibilidade de crescimento do setor. “Através de nossos parceiros, identificamos que o produtor não sabe o quanto gasta na produção. Isso significa que a gente precisava atuar firmemente na capacitação, não só de produção como de gestão”, explicou Sandro, para quem a questão do valor final dos orgânicos só será resolvida a médio prazo. 

A 8ª edição do Green Rio está sendo realizada na Marina da Glória, até o dia 25 de maio. A participação da conferência é gratuita. Entre os principais temas abordados estão: agricultura familiar, energia renovável, empreendedorismo em sustentabilidade e tecnologia, startups, moda e sustentabilidade, mercado de cosméticos na economia verde e as questões referentes à Amazônia, dentre outros.

Serviço:

Conferência Green Rio 2019

Data: 24 e 25 de maio

Horário: Dia 24, 10hs às 18hs / Dia 25, 10hs às 17hs

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique S/N, Glória, Rio de Janeiro