Consumidor tem papel importante para impulsionar a Economia Circular

Desenvolver produtos com design mais eficiente e durável, ou modular, quando é possível trocar ou fazer a manutenção de partes desse produto sem precisar comprar um novo. Esses são alguns conceitos que, ao serem absorvidos pelas empresas, podem ajudar o estado do Rio a entrar na rota da economia circular.

Nessa segunda-feira (20/05), o programa Rio em Foco, que vai ao ar na TV Alerj (Canal 12 Net), entrevistou a especialista em meio ambiente da Firjan, Carolina Zoccoli, e o professor e pesquisador Wladmir Motta. Eles falaram sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo, e principalmente na percepção do consumidor, e que estão ajudando a impulsionar o tema da economia circular.

“Hoje podemos perceber uma grande mudança no comportamento do consumidor com relação a esse tema. No início, as pessoas tinham dificuldade de entender qual era o seu papel dentro desse modelo. Atualmente, o consumidor percebe que ele é um ator importante para fazer os produtos e serviços circularem na sociedade”, explicou Carolina Zoccoli.

Outro espaço de formulação importante para o desenvolvimento da economia circular são as universidades. “Infelizmente a academia demora a incorporar esses conceitos. Hoje já existem disciplinas, mas ainda é um processo estanque”, afirmou o professor.

A partir dessa terça-feira (21/05), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (25/05), às 17h, e domingo (26/05), às 20h.