O estado do Rio de Janeiro deverá receber R$ 162,3 bilhões em investimentos nos próximos dez anos, de acordo com o "Mapa dos investimentos no Estado do Rio de Janeiro (2019)” divulgado pela Firjan. Deste total, 82% do potencial serão destinados ao setor de petróleo e gás natural. O estudo não apresenta o número de postos de trabalho que poderão ser abertos, mas sinaliza que a melhoria da segurança pública e a aprovação de uma agenda de reformas por parte do governo federal podem potencializar esses investimentos.
Segundo o estudo da Firjan, nos últimos anos o Rio de Janeiro enfrentou sua mais grave crise econômica, com o fechamento de 10 mil empresas e 514 mil postos de trabalho entre 2014 e 2017. Em 2018, a economia fluminense apresentou os primeiros sinais de recuperação, com crescimento do PIB (+1,2%) e geração de empregos (7 mil). Junto com a retomada da atividade econômica, houve a retomada dos investimentos no estado. Há 111 grandes investimentos confirmados em território fluminense para os próximos anos.
“Consideramos apenas os investimentos confirmados, que tenham linha de financiamento ou licenciamento definidos. Alguns são de curto prazo, de dois a cinco anos, e outros mais longos, de até dez anos. O hub de gás do Porto do Açu, no Norte Fluminense, por exemplo, já é para 2021. E muitos desses investimentos já começaram”, afirmou Fernando Aguiar, da Firjan Norte Fluminense.
Dos considerados 111 grandes empreendimentos, 24 contam com a participação direta de empresas estrangeiras, representando 36% do investimento (cerca de R$ 59 bilhões). Entre as companhias envolvidas estão Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Petrobras, a americana Exxon, a japonesa Nissan e a francesa DCNS, que atua no Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (Prosub).
Para acessar o estudo completo da Firjan clique aqui.
Com informações da Firjan e Agência Brasil