"O estado do Rio está entre os 5 maiores polos de produção de games no Brasil. Grandes empresas americanas e europeias desejam abrir suas sedes aqui, mas para que isso aconteça, são necessárias políticas públicas específicas para o desenvolvimento do setor que sejam capazes de atrair mais feiras e eventos", afirmou o diretor da RightZero, Carlos Estigarribia, entrevistado do Rio em Foco que foi ao ar nessa segunda-feira (29/04), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 Net).
Dentre os atores que fazem parte do ecossistema de games, o e-sports, também conhecido como jogos eletrônicos, vêm possibilitando diversos tipos de negócios, desde a produção e o desenvolvimento de jogos até a fabricação de equipamentos que os atletas ou “gamers” utilizam nas competições.
“Quando pensamos na indústria mundial, os games movimentam aproximadamente 130 bilhões de dólares, e o e-sports movimenta cerca de 1% desse valor. Temos dois setores que vêm se destacando no estado e com um público voraz, que além de consumir os produtos desse mercado, também consomem a cultura de games ", explicou o CEO do Instituto de Governança e Integridade no Esporte (IGIE), Filipe Alves Rodrigues.
Ainda de acordo com Filipe, as grandes desenvolvedoras, que produzem games para competições, utilizavam inicialmente esses jogos como ferramenta de marketing com o objetivo de divulgá-los. A partir de então, outros tipos de eventos e festivais foram surgindo ao redor do mundo e atraindo os olhares da mídia e do público, chamando a atenção também de grandes clubes de futebol.
“Alguns jogos pagam mais do que a Conmebol. O Real Madri, por exemplo, fez uma área específica dentro do estádio para esporte eletrônico. No estado do Rio temos o Clube de Regatas do Flamengo, líder de um dos grandes campeonatos brasileiros de League of Legends, LOL, um tipo de jogo eletrônico”, reiterou Filipe Alves.
A partir dessa terça-feira (30/04) o Rio em Foco estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV as reprises estão programadas no sábado (04/05), às 17, e domingo (05/05), às 20h.