O desemprego é hoje um dos principais temas da agenda de retomada de desenvolvimento. E o Legislativo do Rio de Janeiro, estado que em apenas cinco anos viu sua força de trabalho ser reduzida em mais de 10% e a informalidade crescer 19% frente aos 7% da média nacional, está sendo sede de um intenso debate sobre o atual cenário e os desafios que o tema envolve. Dando sequência ao seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro”, o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da ALERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, promove nesta sexta-feira (3/5) o painel “Políticas Públicas de Emprego e Renda”, a partir das 10h, no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
“Nesta sexta-feira vamos conhecer projetos e ações que estão sendo desenvolvidos em nível federal e estadual e as perspectivas mapeadas por alguns municípios do estado”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado André Ceciliano, que o preside o Fórum.
Na abertura deste dia do seminário, o secretário de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia, Fernando Holanda, fará uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Empregos (SINE) no estado do Rio de Janeiro. O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, apresentará o projeto "Dupla Escola" e as parcerias estabelecidas que contribuem para trazer aos estudantes do ensino médio oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Em seguida, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, fará uma apresentação do sistema estadual de formação profissional tecnológica (constituído pelas universidades estaduais, FAETEC, Cecierj e fomentado pela FAPERJ).
O seminário contará ainda com apresentações da subsecretaria de Emprego e Renda da SEDEERI, Ana Asti, sobre a política estadual que está sendo conduzida por ela, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, Luiz Paulo Ferreira Madureira; da secretária de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda de Porto Real, Vanessa de Paula Miranda; do secretário de Fazenda e Planejamento de Duque de Caxias, Carlos Soutinho de Mello; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, Igor Sardinha.
Nos dias subsequentes o seminário contará ainda com os painéis “Contribuição do Sistema S na geração de emprego e renda e boas práticas das universidades e da sociedade civil”, no dia 10 de maio; e “Desenvolvimento Regional para construção de uma estratégia de emprego e renda”, no dia 17 de maio.
O seminário é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no endereço: http://bit.ly/2YQXPCo
SERVIÇO:
Seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro”.
Dias 03, 10 e 17 de maio, das 10h às 13h
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Palácio Tiradentes, Plenário Barbosa Lima Sobrinho.
Rua Primeiro de Março s/nº, Praça XV – Centro, Rio de Janeiro