Rio em Foco: Aumento da produção de leite está entre os desafios do setor lácteo

“O setor lácteo no estado do Rio é um dos mais bem desenvolvidos e estruturados”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindlat), Antônio Carlos Cordeiro, entrevistado do programa Rio em Foco que vai ao ar nessa segunda-feira (08/04), às 22h na TV Alerj (Canal 12 NET).

Apesar do potencial da cadeia láctea, o estado atende apenas 20% (513 milhões de litros) do consumo total de leite, outros 2,5 bilhões de litros são importados de outros estados. Dentre os principais desafios para aumentar a produção estão a redução da capacidade ociosa nas indústrias, a correção do RioLog, programa de fomento ao comércio atacadista e centrais de distribuição, e também a substituição tributária para os lácteos produzidos fora do estado.

“O estado do Rio possui muitas indústrias e fábricas instaladas, mas em função da pouca produção de leite, tem uma capacidade ociosa maior que 50% da total. A demanda pelo leite é enorme e existem grandes oportunidades de aumentarmos esse potencial”, explicou o diretor da MilkPoint, Valter Galan.

Segundo Antônio Cordeiro, para a melhoria da produtividade é preciso investir em todas as etapas da cadeia, começando pelos insumos, pelos produtores, passando pelo crédito rural, infraestrutura das estradas, industrialização e, por fim, a comercialização.

A partir desta terça-feira (09/04) o Rio em Foco estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV as reprises estão programadas no sábado (13/04), às 17h, e domingo (14/04), às 20h.