Rio em Foco: cenários futuros ajudam a lidar com crises política, econômica e social

Conhecer os ciclos da história para desenhar cenários possíveis de futuro e prever crises e momentos de estabilidade. Essa é a proposta do autor do livro “Um século em quatro atos”, Paulo Vicente Alves, entrevistado do programa Rio em Foco dessa segunda-feira (01/04), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET).

Segundo o autor e professor da Fundação Dom Cabral, nos próximos anos, de 2018 até 2030, uma nova forma de capitalismo estará surgindo. “Com as novas tecnologias vamos viver um choque de oportunidades, mas também de ameaças e o Brasil precisa se reinventar”.

Dentre os principais desafios trazidos pelos avanços tecnológicos, o futuro do emprego é um deles. Para esse cenário, Paulo Vicente explica que, ao olhar para o passado, todas as revoluções tecnológicas criaram de dois a quatro vagas de emprego para cada emprego eliminado.

“Há três coisas que a máquina não pode substituir: capacidade de lidar com o outro ser humano, de resolver problemas e de criar. Com a revolução tecnológica seremos capazes de gerar mais empregos, mas não para as mesmas pessoas e imediatamente. Inicialmente, teremos uma onda de desemprego enquanto se constrói uma nova força de trabalho para as novas profissões e atividades, ao mesmo tempo que se investe em pesquisa e desenvolvimento”, afirmou o autor.

A partir desta terça-feira (02/04) o Rio em Foco estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV as reprises estão programadas no sábado (06/04), às 17h, e domingo (07/04), às 20h.