Tecnologia facilita aproximação entre Alerj e a sociedade

A tecnologia é uma aliada na hora de o cidadão acompanhar o dia a dia da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj). Por meio de oito canais oficiais em diversas plataformas e meios de comunicação, podemos afirmar que a Casa Legislativa está à distância de apenas um clique. Na lista abaixo, além de conhecer, o cidadão pode escolher a melhor opção para acompanhar o que acontece no Parlamento do estado do Rio de Janeiro.

  • O site da Alerj é o principal banco de informações sobre o parlamento estadual. Nele é possível consultar desde questões institucionais, como nome de deputados e o portal da transparência, até acessar a pauta de projetos que estão na Ordem do Dia.
  • Outra forma de acessar essas informações é baixando o App Alerj, aplicativo que contém os principais serviços oferecidos pela Assembleia, como a Carteirada do Bem, os contatos diretos das Comissões da Casa, dentre outros. Ele está disponível tanto para o sistema IOS quanto para o Android.
  • Um canal importante para conhecer os 70 parlamentares, os debates que estão ocorrendo e o dia a dia no Plenário e das Comissões Parlamentares é a TV Alerj. Disponível no canal 12 da NET e no YouTube, ela permite acompanhar ao vivo as discussões e assistir ao noticiario que resume o que foi notícia na Casa Legislativa. A TV Alerj também possui em sua grade programas temáticos, além do telejornal e mesas redondas e entrevistas sobre inúmeros assuntos relacionados ao Rio.
  • Mas, para quem não tem tempo de acompanhar pela TV, pode usar as redes sociais oficiais da Alerj. Pelo do FacebookInstagram e pelo Twitter da Assembleia é possível se informar e acompanhar cada momento das sessões. Neles também são colocados os projetos aprovados, o cotidiano das Comissões e as falas dos deputados. É possível também filtrar pela hashtag “#AgoraÉLei e se manter atualizado sobre as novas medidas implementadas.
  • A Rádio Alerj é outro veículo em que é possível se atualizar sobre os debates da Casa, e sobre os temas que estão em alta no estado. As matérias produzidas pela rádio são distribuídas para todo país, ampliando a visibilidade do que ocorre no Parlamento.
  • Outro veículo importante é o Diário Oficial do Estado - Poder Legislativo. Todas as quintas-feiras a contracapa do diário apresenta um resumo do que ocorreu na semana. O D.O., como é popularmente conhecido, pode ser acessado pelo site da Imprensa Oficial.
  • E, para quem não abre mão de um impresso, o Jornal da Alerj é uma ótima fonte de informação que repercute as pautas em destaque no parlamento, matérias sobre todo o estado e novidades. Além disso, traz reportagens especiais sobre curiosidades do Palácio Tiradentes relativas à arquitetura, história e personagens da casa. O Jornal da Alerj é distribuído todo mês gratuitamente em órgãos governamentais e escolas estaduais. Sua versão on-line está disponível no site. 
  • Uma facilidade criada recentemente para que o cidadão possa estar mais informado sobre o que acontece no Parlamento, é a newsletter Correio da Alerj. Enviada semanalmente, ela contém um resumo das principais atividades que ocorreram na semana da Alerj. Para recebê-la por e-mail basta inscrever-se no link: www.bit.ly/correiodaalerj
  • E para aqueles que não dispensam uma visita presencial, vale lembrar que a Alerj está sempre de portas abertas para o cidadão. Seja para conhecer o prédio, que fez parte da história do país, por meio da visita guiada, ou para participar das audiências públicas ou conhecer pessoalmente os parlamentares que representam o estado do Rio de Janeiro. Para agendar uma visita, basta ligar para o telefone (21) 2588-1251 ou (21) 2588-1393.