Economia Circular será tema de debate na Câmara de Desenvolvimento Sustentável

A economia circular propõe novas formas de produzir, consumir e se relacionar de maneira sustentável, provocando uma redefinição de valores. Os desafios na adesão das práticas de reusar, reduzir e reciclar serão temas dos próximos encontros da Câmara de Desenvolvimento Sustentável, que se reuniu nesta quarta (20/03) para definir o escopo de trabalho em 2019. A ideia é produzir ao final dos debates um documento informativo para o legislativo estadual sobre a economia circular.

O primeiro passo será a realização de um painel junto com outras instituições que trabalham com o tema, no dia 10 de abril, abordando quais as tendências de consumo que apontam para a economia circular e quais tipos de leis podem impulsionar e fomentar a adoção deste modelo.

“Um dos objetivos do Fórum é produzir documentos que possam subsidiar tomadas de decisões por parte dos deputados. Vamos primeiro realizar um painel sobre economia circular para então trabalhar numa síntese para orientar os parlamentares na formulação de projetos de lei que contribuam para o desenvolvimento de iniciativas que se encaixem neste modelo”, explicou Geiza Rocha, subdiretora do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Em 2018, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou a publicação “Economia Circular – oportunidades e desafios para a indústria brasileira”. O documento apresenta o conceito de economia circular, levando em conta a conjuntura e aprendizados nas últimas décadas e busca alternativas que possam agregar valor aos recursos naturais cada vez mais escasso com a demanda por bens de consumo. O intuito é fazer também um recorte do estado com base no estudo.

Acesse aqui a publicação da CNI

 

                                                       

 

Acesse a apresentação.