Fórum organizará evento sobre as oportunidades para o estado nas concessões de rodovias e ferrovias

Realizar um evento para debater as oportunidades que o estado terá nos próximos quatros anos quando concentrará o maior bloco de concessões federais de rodovias e ferrovias é o próximo passo da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística. Os membros se reuniram nesta terça (19/03), no primeiro encontro do ano, para definir a agenda de trabalho. O tema dá continuidade às discussões que a Câmara travou ao longo de 2018 e que deram origem a uma carta aberta e a uma síntese para tomadores de decisão com o posicionamento das entidades que compõem o Fórum sobre o assunto, distribuída a todos os parlamentares da Alerj.

“Na próxima reunião da Câmara iremos mapear os palestrantes, e definir o escopo do evento sobre as concessões que será realizado no Plenário da Casa e irá aprofundar cada uma das áreas”, explicou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Outro ponto que estará no radar do grupo é o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana. O projeto, que elabora um conjunto de cenários, estratégias e instrumentos que orientem decisões governamentais nos anos futuros, está no momento sendo revisto para a inclusão de Petrópolis ao Plano e em seguida será enviado para ser aprovado pela Alerj.

“O grupo trouxe a necessidade de debater a integração intermodal dos transportes de massa e decidimos compartilhar o plano já lançado, aguardando a atualização para ampliar o debate”, afirmou Geiza.

A próxima reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística está marcada para o dia 2 de abril.

Acesse a apresentação.