Políticas públicas que impactaram região metropolitana estão em almanaque da Casa Fluminense

A Casa Fluminense acaba de lançar o Almanaque Agenda Rio que traz uma análise de dez anos sobre a implementação de políticas públicas na Região Metropolitana, identificando questões que mais impactam na qualidade de vida da população. Atualizada a cada dois anos, a publicação busca vocalizar e difundir um horizonte de um Rio mais inclusivo, democrático e sustentável.

A partir da consulta e análise de indicadores socioeconômicos e administrativos, a Agenda reúne e sintetiza propostas e temas como a integração da metrópole, o saneamento e a Baía de Guanabara, que precisam estar no radar dos tomadores de decisão para gerar melhores condições de vida à sociedade. O objetivo da publicação, segundo os editores é reconhecer avanços, retrocessos e qualificar o debate público em torno das ações e diretrizes necessárias.

O estudo se divide em 12 capítulos: Metrópole Integrada, Mobilidade Sustentável, Igualdade Territorial, Primado da Vida, Baía de Guanabara, Saneamento Universal, Cidade para Viver, Nova Economia, Gestão Republicana, Participação e Direitos, Cidades e Cidadãos Inteligentes, Convivência Cidadã. Cada um deles segue a mesma estrutura: visão geral, verbetes e apresenta uma série de iniciativas coletivas e potentes da sociedade civil e um conjunto de boas práticas governamentais nacionais e internacionais que, segundo os organizadores, servem como inspiração para projetar o Rio que queremos.

Baixe aqui o Almanaque Agenda Rio.