Adoção de programas de Compliance pelos setores público e privado é tema do Rio em Foco

Desafio comum aos setores público e o privado, o Compliance consiste em estabelecer regras e medidas que estejam em conformidade com a ética e transparência, com as políticas da empresa e, principalmente, com a lei.

“Quando se fala em compliance, as pessoas acham que algo irregular já está acontecendo, mas não é isso. O programa vem como um braço para auxiliar a governança corporativa”, explicou a advogada Ana Luiza de Sá, uma das entrevistadas do programa Rio em Foco desta segunda-feira (11/03) que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET).

Segundo o controlador-geral do Estado do Rio, Bernardo Barbosa, o Brasil é o 105° no ranking dos países com maior percepção de corrupção no mundo. Dados do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) apontam que o estado do Rio ocupa a 21° posição no ranking de transparência brasileira. “Esse é um dado que me deixa triste e ao mesmo tempo motivado porque o nosso maior desafio é colocar o estado do Rio entre os primeiros no ranking da transparência”, afirmou o controlador geral, que elencou as iniciativas que já estão em curso no governo do estado.

No setor privado, a lei 7753/2017, que tornou obrigatória a adoção de programas de compliance nas empresas que participam de licitações ou prestam serviços para órgãos públicos, tem impulsionado empresas a aderir aos programas. Com foco nisso, a Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio (AEERJ) vem realizando uma série de eventos e encontros para treinar seus associados com o objetivo de disseminar a importância desse tema. “A AEERJ tem como principal meta fazer com que suas associadas adiram aos programas de compliance. Mas não basta apenas ter o programa, é preciso fazer com que ele se torne realidade e seja usado”, esclareceu o presidente da AEERJ, Luiz Fernando Santos Reis.

A partir desta terça-feira (12/03), o Rio em Foco estará disponível também no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV estão programados reprises no sábado (16/03), às 17h, e domingo (17/03), às 20h.