Firjan lança manual de Gerenciamento de Resíduos

O gerenciamento de resíduos é essencial para o desenvolvimento sustentável. Para oferecer uma percepção aos profissionais sobre como realizar esse processo dentro da indústria, a Firjan atualizou o manual “Gerenciamento de Resíduos”, que apresenta uma visão geral sobre os tipos de resíduos, técnicas de gestão e tratamento.

Em 2006, a primeira edição do manual tinha como foco as obrigações relacionadas à gestão de resíduos industriais, de acordo com a legislação do país. Com o passar dos anos, a Firjan identificou que houve o amadurecimento das indústrias em relação à gestão de seus subprodutos, e a demanda dos associados na busca por soluções de otimização de processos, reaproveitamento de resíduos e tecnologias limpas para tratamento e destinação estimulou a atualização do manual.

“Houve uma assimilação da percepção de valor – financeiro e material – do resíduo gerado na indústria. O gerenciamento de resíduos evoluiu para além do atendimento das obrigações legais, passando a ser uma estratégia de gestão empresarial, que busca o desenvolvimento de processos mais eficientes, lucrativos e com possibilidade de trazer benefícios ao meio ambiente e à sociedade”, destaca o documento.

O manual também traz o passo a passo do Plano de Gerenciamento de Resíduo Sólidos (PGRS), que é uma ferramenta de administração para identificar oportunidades para redução de custos, desperdícios e riscos associados aos resíduos sólidos, propondo a eficiência do processo produtivo. Além disso, a Federação recomenda fazer um diagnóstico detalhado dos processos, identificar e classificar os resíduos gerados em uma determinada atividade produtiva para começar a implantar uma gestão eficiente e estruturar um plano adequado.

Confira a publicação aqui