Programa Nexos investe em alianças de fomento a projetos inovadores

A etapa de inscrições para o 1° ciclo do Programa Nexos de 2019 já começou. O projeto, fruto da parceria entre o Sebrae e a Anprotec, tem como foco apoiar ideias inovadoras e ampliar a conexão entre grandes empresas, startups e incubadoras, além da geração de negócios e o desenvolvimento de novas tecnologias. As inscrições para as incubadoras poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro, já para as grandes empresas, até 31 de março. As startups serão selecionadas após o lançamento dos desafios promovidos por cada uma das empresas. Entre os benefícios para as startups está a abertura do mercado e o acesso a recursos financeiros. Para as grandes empresas, o acesso a uma nova rede qualificada formada por pequenos negócios inovadores, além da possibilidade de conversão de impostos em inovação. Para as incubadoras, a aquisição de receita e a oportunidade de integrar uma rede nacional de inovação.

Sob a coordenação e monitoramento do Sebrae e da Anprotec, grandes e médias empresas poderão realizar aporte financeiro para viabilizar a realização e execução de soluções tecnológicas desenvolvidas por pequenos negócios. Em contrapartida, eles contarão com o apoio das incubadoras que disponibilizarão infraestrutura operacional e apoio técnico-jurídico. Para se inscrever é preciso que os setores estejam empreendendo uma nova tecnologia ou inovando dentro da sua área. Os recursos, variam entre R$ 100 mil e R$ 250 mil por projeto, e serão repassados para os empreendimentos, sendo que uma taxa de 10% do valor será remetida para as incubadoras. O programa será dividido em cinco estágios: definição do problema, arquitetura de ideias, desenvolvimento da solução, validação, implantação da ideia e prestação de contas.

De acordo com o regulamento, o projeto conta com a aplicação de recursos fiscais oriundos de leis de apoio à inovação como a Lei de Informática, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação, e a Lei do Bem, que institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação (REPES), o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (RECAP) e o Programa de Inclusão Digital e dispõe sobre incentivos fiscais para a inovação tecnológica.

Mais informações podem ser obtidas em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no site do Sebrae