Rio em Foco: Estado do Rio é pioneiro na aplicação de Nudge

Imagina receber uma carta do governo dando aquele empurrão para que você pague uma das parcelas de um imposto que você havia esquecido? Para a prefeitura do Rio, essa ação que passou a ser feita em 2014 pela unidade de Nudge, já rendeu R$ 120 milhões de retorno para os cofres públicos.

O Nudge é uma palavra inglesa que significa “empurrar”. Metodologia que utiliza ciência comportamental aplicada de forma simples e sutil, capaz de alterar hábitos e comportamentos das pessoas positivamente. O Rio de Janeiro é a primeira cidade no Brasil a sediar duas unidades especializadas na construção de Nudge na gestão pública e em diferentes áreas como, por exemplo, finanças e saúde.

No programa Rio em Foco dessa semana, o presidente da Fundação João Goulart, José Moulin Netto, e o Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco, falaram sobre as experiências e os casos de Nudge no Rio e os modelos que já estão sendo aplicados em outros países.

“O Nudge é uma metodologia para identificar pequenas mudanças que nos ajudam a tomar uma decisão benéfica para a sociedade. Vou dar um pequeno exemplo: no aeroporto de Amsterdam, eles implantaram no banheiro masculino um adesivo no formato de mosca dentro do mictório. Os homens ficam tentando acertar a mosquinha e isso reduziu o respingo em 80%. Essa é uma pequena mudança. Nós temos outros exemplos aplicados a políticas públicas que causam um grande impacto para o cidadão”, explicou Moulin.

De acordo com especialistas, a implementação do Nudge também depende de estudos e testes em menor escala para poder observar quais são as principais barreiras. Dessa forma, é possível identificar o “empurrão” necessário que vai provocar alterações eficazes no comportamento das pessoas.

“A CVM desenvolveu um programa de educação financeira para estimular a formação de poupança com foco na classe média. Na fase de testes começamos com um grupo pequeno, com aproximadamente 20 mulheres, para avaliarmos como poderíamos alcançá-las com pouco custo. Chegamos a conclusão que poderíamos usar as mídias sociais, especialmente o WhatsApp. A partir daí, fomos testando as mensagens e, depois de alguns meses, conseguimos avaliar quais eram as melhores abordagens e os “empurrãozinhos” que funcionavam. Hoje, lançamos o projeto 'Vamos falar sobre Dinheiro' que está disponível no site da CVM  para toda a população e conseguimos perceber que o número de pessoas que vêm poupando dinheiro aumentou”, afirmou o Superintende José Alexandre Vasco.

O programa também abordou os limites éticos do Nudge e como ele pode ser usado de forma positiva.

 O Rio em Foco está disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no Youtube e tem reprises no sábado (09/02), às 17h, e domingo (10/02), às 20h, na TV Alerj (Canal 12 NET).