As cooperativas agropecuárias agora também poderão usar o Selo Agro+ Integridade (edição 2019-2020) nas embalagens de seus produtos. Criado no fim de 2017, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o selo busca premiar aqueles que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de Integridade, Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. A premiação, que antes era exclusiva para empresas do setor, foi estendida às cooperativas, de acordo com a Portaria 212, de 18 de janeiro de 2019. As inscrições poderão ser feitas de sexta-feira (01/02) até o dia 31 de maio.
Os inscritos passarão por uma seleção, de acordo com as regras do programa que também como objetivo ajudar a mitigar práticas de fraude, suborno e corrupção. Vale ressaltar que não poderão participar empresas e cooperativas do ramo de logística, armazenagem e laboratórios, ainda que envolvidos na atividade de apoio à atividade agropecuária.
A participação das cooperativas no programa só foi possível após negociações entre as Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a e Assessoria Especial de Controle Interno do Mapa. Além do selo nas embalagens, as cooperativas também poderão divulgar a novidade em meios de comunicação e terão suas ações divulgadas no site do Ministério. Também está sob análise portaria que inclui representantes da OCB no comitê de gestão do Selo, e a expectativa dos cooperativistas é de que seja publicada nos próximos dias.
Para mais informações acesse o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.