Com o objetivo de congregar análises, dados e contextualizações do mercado de gás natural no estado, a Firjan lançou a segunda edição da publicação “Perspectivas do Gás Natural no Rio de Janeiro 2018-2019”. O estudo apresenta pontos de vista sobre os cenários avaliados para o setor no Brasil, com foco no Rio, e revela que mesmo avançando gradativamente, os resultados no estado poderiam ter sido melhores.
O documento, lançado em dezembro do último ano, é dividido em quatro temas. O primeiro destaca as oportunidades, expondo as perspectivas da Equinor e Shell Brasil sobre a oferta nacional de gás natural. No segundo, é abordado o desenvolvimento do mercado consumidor no estado, com artigos da Gás Natural Açu (GNA), do Comitê Nacional do Gás Natural Veicular (GNV) - que expõe um panorama do antigo cenário e as novas oportunidades que já podem ser vislumbradas pelo segmento-, e da Braskem, que apresenta uma análise sobre a renovação do gás como matéria-prima.
Posteriormente, são apresentados diversos dados estatísticos que relatam a atual situação do setor no Rio de Janeiro e, por fim, a Firjan faz uma análise geral sobre a competitividade no estado, as previsões e expectativas para os próximos anos, com base nas informações coletadas.
Entendendo que o Rio é um hub estratégico para o desenvolvimento do mercado de gás natural no país, a Firjan, a partir dessa publicação, reforça a importância do estímulo à produção e ao aumento da competitividade no estado.
Baixe aqui a publicação completa. Vale ressaltar que a primeira edição também está disponível para download.