Como a posição social de cada indivíduo repercute sobre a sua saúde? A influência das classes sociais, além de discussões sobre etnia, discriminação e relações de gênero também estão presentes no e-book interativo Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde, da autora Rita Barradas Barata. Lançado este mês em sua versão digital pela Editora Fiocruz, o livro traz ainda recursos como vídeos, áudios, infográficos e fotos que complementam as informações e aumentam a possibilidade de acessibilidade.
A edição apresenta breves considerações teóricas sobre a temática das desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto, e ainda tece comentários sobre o que tem sido proposto pelos governos para tentar abrandar essas questões. A publicação, que teve sua primeira edição impressa em 2009, apresenta outros elementos além da escrita, como uma entrevista com a autora, como explica o diretor-executivo da Editora Fiocruz, João Canossa.
“Entendemos que não é só pela linguagem acessível, ao rechear os livros com infográficos e imagens e glossários, por exemplo, também contribuímos para a acessibilidade daqueles que têm talvez não uma limitação física, mas dificuldades cognitivas”, explica Canossa.
A edição do conteúdo foi feita por Maria Fernanda Marques Fernandes, Phelipe Gasiglia e Vanessa Freitas. O e-book Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde está sendo oferecido de forma gratuita por meio da SciELO Livros. Na mesma plataforma também é possível acessar o primeiro e-book da Editora, O Que É o SUS, de Jairnilson Silva Paim.