Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que o endividamento e inadimplência dos cidadãos fluminenses permaneceram estáveis e até diminuíram ao se comparar com outros anos. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (14/01).
A “Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-RJ)”, realizada em dezembro de 2018, apontou que o endividamento permaneceu estável na comparação com novembro e, em relação a dezembro de 2017, teve queda de 3 pontos percentuais. O dado representa cerca de 1,42 milhão de famílias com compromissos de cartão de crédito, empréstimo e financiamentos. Já a inadimplência apresentou queda nas duas comparações, passando de 28,5%, em dezembro de 2017, e de 25,1%, em novembro de 2018, para 24,7% no último mês.
Segundo o levantamento, o cartão de crédito continua sendo o principal meio para as famílias se endividarem, sendo mencionada por 75,1% dos entrevistados com algum déficit. De acordo com a Fecomércio-RJ, há um ano esse percentual era de 79,2%. Outras dívidas mencionadas pelos entrevistados foram carnês (10,9%), financiamento de carro (9,6%), financiamento de imóvel (9,3%), crédito pessoal (8%), cheque especial (5,7%) e crédito consignado (5,6%).
Confira o estudo clicando aqui.
Para mais informações, acesse o site da Fecomércio aqui.