Técnicas em Atendimento de Serviços de Pedágio, Fundamentos de Soldagem e Assistente de Operações em Logística Portuária são alguns dos cursos que serão oferecidos gratuitamente pela Firjan SENAI, em parceria com a Ecoponte, para as comunidades do entorno da Ponte Rio-Niterói. A ideia é gerar impactos positivos nas localidades e promover capacitação profissional por meio de cursos nas áreas de construção civil, gestão, automotiva, logística e metalurgia. Eles serão divididos em dois meses (fevereiro e março), e terão 304 vagas abertas. Para o primeiro mês, o aluno pode se inscrever até o dia 11/01 e, para o segundo, até 31/01.
As vagas são oferecidas prioritariamente para a população residente de áreas de influência e de impacto do empreendimento da empresa. Em Niterói, serão priorizados os moradores da Ilha da Conceição, Barreto, Engenhoca, Fonseca, Cubango, São Lourenço e Ponta da Areia. No Rio de Janeiro, as localidades são Caju, Manguinhos, Maré, Benfica, São Cristóvão, Santo Cristo e Gamboa.
Para os cursos de Niterói, as inscrições devem ser realizadas no Firjan SENAI da cidade, e para os cursos do Rio de Janeiro, os alunos devem se inscrever no Firjan SENAI Tijuca. Os documentos necessários são: comprovante de escolaridade; cópia de identidade, certidão de nascimento ou casamento; cópia do CPF; requerimento de inscrição e cópia do comprovante de residência.
Importante destacar que, para alguns cursos, depois de inscritos, os candidatos deverão passar por um processo de seleção com realização de dinâmicas e análise do perfil socioeconômico. Os resultados estarão disponíveis nas unidades do SENAI Niterói e SENAI Tijuca.
Para mais informações acesse o edital no site, clicando aqui.
Projeto Capacitar
Os cursos oferecidos são resultado do Projeto Capacitar, lançado em dezembro do último ano. Esta é uma iniciativa da Firjan SENAI realizada em parceria com a Ecoponte, que visa promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais por meio de capacitação técnica e da abordagem de temas relacionados à formação cidadã.
O projeto conta com recursos de R$ 2 milhões do Fundo de Investimentos Sociais de Empresas do BNDES e espera-se capacitar mais de 900 jovens e adultos nas áreas de construção civil, gestão, automotiva, logística e metalurgia.