Um novo espaço dedicado à comercialização de livros das editoras universitárias de todo o Brasil e uma vitrine para as pesquisas e obras publicadas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Esse é objetivo da Livraria EdUERJ inaugurada nesta terça-feira (08/01), e que será administrada pela editora da universidade que leva o mesmo nome. Participaram da cerimônia de inauguração o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima Silva, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues e representantes de toda a comunidade acadêmica da UERJ.
Nos últimos dois anos, a universidade passou por uma crise que, além do fechamento da antiga livraria, causou diversos danos para todo o corpo docente. O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, afirmou que para o ano de 2019 é necessária uma postura mais proativa e aberta para o mercado.
“Precisamos aproveitar os profissionais da UERJ, que são muito capacitados, e ajudar a criar parcerias com as empresas para ajudar no desenvolvimento. Isso com certeza pode trazer uma redução de custos para eles e, ao mesmo tempo, torna-se uma fonte alternativa de receita para a instituição. Isso não quer dizer que a UERJ não vai ter seus recursos que já são concedidos e estão previstos no orçamento, mas precisamos trabalhar com criatividade aproximando a universidade das empresas que estão no mercado, unindo a vocação de cada um”, afirmou o secretário.
Na inauguração, o reitor da UERJ ressaltou a importância da nova livraria, principalmente por conta da crise economia que o setor tem vivido.
Com o compromisso de difundir a produção acadêmico-científica brasileira, o contato com outras editoras universitárias já está sendo realizado. Segundo o diretor da EdUERJ, Glaucio Marafon, setor que será responsável pela livraria, a rotina da editora vai mudar para melhor. Além de um catálogo com mais de 700 obras acadêmicas, a EdUERJ está buscando parceria com as cerca de 200 editoras universitárias que o Brasil possui.
“Esse espaço é muito importante, porque os nossos livros vão passar a ter uma visibilidade que não havia antes. Nós também estamos convidando editoras de outras universidades para participarem da nossa livraria, porque muitas delas dependem de comercialização e é muito difícil furar o bloqueio do comércio. Não estamos fechados a editoras comerciais, mas o nosso perfil será de uma livraria universitária, e todo o nosso catálogo on-line estará à venda. Desde edições mais antigas até as mais recentes terão seus lançamentos aqui”, explicou Marafon.
Entre as editoras parceiras da nova livraria está a da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A diretora-adjunta da editora, Fernanda Ribeiro, explicou que a união entre as universidades é importante para potencializar o trabalho individual realizado por cada uma delas.
De acordo com a universidade, os alunos estavam sentido falta da livraria, e o fechamento, em fevereiro de 2017, mudou a rotina da instituição. Ao longo desse tempo, muitos estudantes tiveram dificuldade para adquirir livros acadêmicos indicados pelo corpo docente. Destas publicações, mais da metade é produzida com o apoio da Faperj. Para o presidente da fundação, 2019 será marcado por uma volta gradual de investimentos e apoio às universidades.
“A Faperj tem uma longa tradição de apoiar editoras, e temos um programa voltado para a publicação de livros. Nosso maior foco são as editoras universitárias, entre elas a EdUERJ que, com a inauguração da livraria, terá dentro da universidade esse ambiente que reúne todo o conhecimento e histórico de publicações da casa. Nesta nova gestão da Faperj vamos retomar de forma gradual o investimento no setor editorial dentro das áreas de ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou Silva.
Além de lançamentos de livros, no espaço ainda serão organizados rodas e encontros com autores. Em breve também serão vendidos itens básicos de papelaria e outros exclusivos da marca UERJ. A Livraria EdUERJ funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. O novo espaço está localizado no Pavilhão Reitor João Lyra, no campus Maracanã da UERJ.
Para mais informações acesse: www.eduerj.com