UEZO inaugura laboratório para qualificar formação técnica na área industrial

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro estabeleceram um acordo de cooperação para garantir a criação do Laboratório de Tecnologia Naval e OffShore. Foram investidos R$ 500 mil em equipamentos para o novo espaço que vai atender aos alunos do Curso de Tecnologia em Construção Naval, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e a Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais.

O recém-inaugurado espaço fica localizado na Zona Oeste do Rio, área cercada por quatro parques industriais com destaque para grandes empresas nas áreas de metalomecânico e siderúrgico. Com a criação do laboratório, a universidade pretende qualificar profissionais para atuar nas 630 empresas situadas nos parques industriais da região.

Os alunos do mestrado profissional da UEZO também usarão o espaço que foi inaugurado em novembro, conforme explica a reitora da universidade, Maria Cristina Assis.

“O Laboratório foi implantado para auxiliar alguns cursos de graduação e o da pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, ou seja, o programa de mestrado profissional, em que alguns dos nossos alunos são oriundos da Marinha. Então, na verdade, o objetivo desse laboratório é a formação e qualificação dos profissionais da Marinha e da região no setor de Construção”, explicou a reitora.

A UEZO é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social do Rio. Segundo o Secretário Gabriell Neves, o novo laboratório vai permitir que os estudantes tenham uma elevada qualificação com ênfase na parte prática.