Debater a necessidade de um Parlamento mais conectado e atento às demandas da sociedade, além das perspectivas para a Região Metropolitana e para os setores do Turismo, Logística e de Óleo e Gás no estado estão entre as propostas do evento Agenda de Futuro que será realizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 17 de dezembro, das 9h30 às 14h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Na reunião extraordinária, presidentes das entidades que compõem o Fórum, autoridades e especialistas irão discutir as prioridades para a retomada do crescimento econômico do estado do Rio. O governador eleito, Wilson Witzel, e diversos deputados, da atual e da próxima legislatura, já confirmaram presença. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
“Será um momento de escuta e de diálogo importantíssimo, ainda mais diante das transformações pelas quais o estado está passando. É imprescindível que a Alerj reforce este canal institucional de construção de propostas para o Rio de Janeiro a partir da interação entre o setor produtivo e as universidades”, explica o presidente em exercício da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento do Rio, deputado André Ceciliano (PT), que abrirá o evento.
Na primeira parte do evento, mais de 30 presidentes de instituições que integram o Fórum apontarão as providências que não poderão estar fora da pauta do Poder Legislativo nos próximos quatro anos, e apresentarão propostas relacionadas às suas áreas de atuação, consideradas estratégicas para o desenvolvimento do estado, entre elas: educação e empreendedorismo, inovação, planejamento e gestão, turismo, gastronomia, transporte e logística, cooperativismo, engenharia e saneamento.
O segundo momento da programação será voltado para a apresentação de painéis, e será aberto pelo idealizador do portal e-Democracia de participação social da Câmara dos Deputados e fundador do Laboratório Hacker, Cristiano Ferri. O profissional, que é gestor de projetos ligados à transparência, vai mostrar como a inovação pode ser uma aliada do Parlamento ao promover maior interação com a sociedade, e como a Alerj pode trazer essa experiência para o seu dia a dia.
“A ideia é que eu possa explorar os desafios para a construção do Parlamento do Século XXI, ou seja, mais conectado e receptivo a um cidadão que está em transformação, muito mais antenado e dinâmico. Vou abordar os desafios para a sua implementação e como fazê-lo”, adiantou Ferri.
Em seguida, outros palestrantes convidados abordarão temas relacionados aos desafios e às oportunidades da Região Metropolitana e dos setores do Turismo, Concessões e Logística e de Óleo e Gás no estado.
“Quero apresentar cinco prioridades que podem tornar a região metropolitana mais coesa social e territorialmente. São projetos que já podem, inclusive, sair do papel”, conta o diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), Vicente Loureiro.
Confira a programação dos painéis:
Agenda de Futuro
- O Parlamento aberto e conectado às demandas da sociedade
Cristiano Ferri – Gestor e professor de inovação do setor público e fundador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados - O que podemos fazer pela metrópole?
Vicente Loureiro – Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) - Logística e Concessões: uma agenda de presente
Delmo Pinho - Subsecretário da Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS) - Desafios do Turismo no Estado do Rio de Janeiro
Philipe Campello – Diretor da Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) - Futuros possíveis para o Setor de Óleo e Gás no Rio de Janeiro
Karine Fragoso - Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Superintendente-Geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP). - Propostas para o desenvolvimento agropecuário do estado do Rio
Alberto Figueiredo – Diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio do link: www.bit.ly/AgendaDeFuturo. Mais informações podem ser obtidas em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelos telefones: 2588-1145/1352. O evento Agenda de Futuro faz parte de um projeto maior, que conta ainda com uma série de entrevistas que podem ser acessadas no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio, no YouTube, e com uma publicação que reúne os depoimentos de representantes de todas as entidades que compõem o Fórum. Neste material, líderes de diversos setores do estado dão suas contribuições a respeito das prioridades que não poderão faltar na agenda do Poder Legislativo para que o Rio retome o crescimento econômico.
Serviço
Evento Agenda de Futuro
Data: 17/12/18
Horário: 9h30 às 14h30
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho (Alerj) - Rua Primeiro de Março, s/ nº, Praça XV, Centro - Rio de Janeiro.
Inscrições: clique aqui
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel.: 2588-1145/1352