Secretaria de Fazenda e Planejamento lança balanço e orientações para a próxima gestão

Para contribuir com uma transição de gestão transparente, a Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro lançou a publicação "Balanço e Recomendações SEFAZ", contendo um balanço das principais ações entre 2015 e 2018 e recomendações para a próxima gestão (2019-2022). A publicação, elaborada pelo corpo técnico da pasta, traz um diagnóstico das ações implementadas, resultados alcançados, desafios e recomendações para o novo ciclo da secretaria, que é atualmente responsável pela direção da administração tributária, da gestão financeira, da contabilidade, do planejamento e da gestão do estado. A publicação encontra-se disponível no link https://bit.ly/2KXfulH

A iniciativa tem o intuito de fortalecer a memória institucional, especialmente em um cenário de crise econômica enfrentado pelo estado e com a vigência do Regime de Recuperação Fiscal, e minimizar os efeitos danosos da assimetria de informações para a continuidade de políticas públicas e para o bom desempenho da gestão governamental.. O documento é divido em quatro capítulos que abordam temas como déficit previdenciário, indicadores fiscais, receitas e despesas, a crise e seus reflexos. Realizado pela equipe interna da secretaria, a construção do documento contou com ampla participação e interação da coordenação do trabalho com as equipes das subunidades da Sefaz e das entidades vinculadas,

Dentre os principais desafios da pasta para o próximo governo segundo a publicação estão intensificar e melhorar o compliance no controle de normas e procedimentos nos contratos da Secretaria, aperfeiçoar o processo de avaliação dos contratos administrativos e operacionais; melhorar a apresentação do site de informações ao cidadão, dar continuidade à auditoria da folha na Previ Banerj e melhorar a eficácia da gestão de recursos financeiros destinados ao Fundo de Administração Fazendária (FAF), com o objetivo de implementação de projetos estruturantes à modernização fazendária.