Representantes da economia fluminense apontam planos estratégicos para avanço do estado

Para estimular o desenvolvimento econômico do estado do Rio, líderes de instituições dos setores do comércio, turismo, transporte e de universidades afirmam que uma das principais prioridades é a construção de um plano estratégico e a qualidade dos gastos públicos. No programa Rio em Foco desta segunda-feira (03/12), “Planejamento, Gestão e Transparência do Governo” é o tema da segunda edição do Especial Agenda de Futuro. O programa vai ao ar na TV Alerj (Canal 12 NET), às 22h, e também estará disponível, a partir de terça-feira (04/12), no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio, no YouTube. 

Este especial reúne entrevistas com os presidentes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio (Facerj), Jésus Mendes da Costa, da Associação Comercial do Estado do Rio (ACRJ), Angela Costa, da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), Luiz Fernando Reis, do presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), Eduardo Rebuzzi e da Associação de Gestores Públicos do Estado do Rio (Gest Rio), Ana Paula Vasconcellos da Silva.

“Ninguém administra nada sem antes planejar o orçamento anual e plurianual para saber o quanto se tem para gastar durante o período de mandato. Sem recurso e sem dinheiro não se faz nada”, explicou Jésus Mendes da Costa.

Ainda participaram do especial o reitor da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Arlindo Cardarett Vianna, e o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ricardo Luiz Louro Berbara, que afirmaram que é necessário a construção de uma agenda propositiva que identifique os principais potencias do estado e apresente propostas e demandas para o próximo governo.

“Podemos elencar diversas prioridades que vão desde o a redução do desemprego à retomada dos investimentos. Mas o principal, neste momento, é o planejamento de todas as ações por meio da criação de uma agenda consistente de desenvolvimento para o estado do Rio. Isso inclui uma base jurídica para que as empresas possam investir no estado, gerando empregos e alavancando a economia”, afirmou Vianna.

E nesse processo de retomada do desenvolvimento econômico do estado, o papel do gestor é fundamental para a execução das políticas públicas.

“Se tivéssemos que dizer ao novo governante como construir um estado que queremos, nós apontaríamos três eixos: desenvolvimento de políticas públicas efetivas, gestão governamental ágil e um governo aberto”, destacou Ana Paula Vasconcellos.

O Especial Agenda de Futuro é uma série de cinco programas que serão discutidos temas diversos com os representantes das instituições que compõem o Fórum de Desenvolvimento do Rio. “Desenvolvimento do Turismo, do Interior do Estado do Rio e a Retomada do Setor de Óleo e Gás”, “Empreendedorismo e Geração de Empregos” e Educação e Inovação” estão entre os assuntos que serão abordados nas próximas edições.