Em sua terceira semana, a série de entrevistas Agenda de Futuro, exibida de segunda a sexta-feira, sempre às 11h, no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube, convida mais cinco representantes de instituições que atuam em áreas diversas para falar sobre as oportunidades para a recuperação econômica do estado. E para abrir a programação, a jornalista Geiza Rocha, que coordena o Fórum, entrevista o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio. Ele chama a atenção para as mudanças que estão por vir no mercado, e que vão impactar desde o comportamento do consumidor à economia.
Para o presidente da Firjan, além da empregabilidade, é fundamental o investimento em educação e em capacitação para que as pessoas estejam preparadas para o novo cenário que vem se desenhando, inclusive os empresários. “A economia está mudando de forma dramática, e o comportamento dos consumidores também. Os empresários precisam entender que eles precisam mudar, pois algumas profissões vão acabar. Se eles não mudarem, evidentemente, as empresas não vão adiante”, destaca Eugenio.
A importância da capacitação também foi defendida pela presidente da Associação de Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Gestrio), Ana Paula Vasconcellos da Silva. A instituição atua na construção e no aperfeiçoamento de políticas públicas e na profissionalização da gestão governamental, e conta com 280 gestores no estado. “Tanto a construção de redes quanto a capacitação são aspectos muito fundamentais e devem ser abraçados pela próxima gestão”, reforça Ana Paula.
A atuação em rede também é uma das premissas do cooperativismo que, segundo o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do estado do Rio de Janeiro (Sistema OCB-Sescoop/RJ), Vinícius Mesquita, tem muito a ajudar neste momento de crise, tendo em vista que o princípio da cooperativa prevê manter os recursos onde ela nasce e vive. “Nosso papel como instituição é trazer para esse parlamento, para essa legislatura, o conhecimento do negócio cooperativo, desse novo modelo de economia social”, ressalta Mesquita.
E voltando o olhar para a Educação, na quarta entrevista da semana, o presidente do Centro Regional de Expertise da Universidade das nações Unidas (RCE), Paulo Alcântara Gomes, aborda os objetivos da instituição, que tem como meta contribuir para a formulação de políticas públicas, educacionais e sustentáveis baseadas nas propostas da Organização das Nações Unidas (ONU), para que a educação no Rio de Janeiro atinja os padrões de qualidade que são esperados nos países desenvolvidos. “A educação para o desenvolvimento sustentável depende essencialmente de um modelo educacional que envolva inclusão, o compromisso com o meio ambiente, com o desenvolvimento da indústria e do setor produtivo de uma forma geral”, explica Paulo.
Para a presidente da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), Angela Uller, a educação é imprescindível e deve estar entre as prioridades na retomada do desenvolvimento do estado. Ela também destaca a importância de se formar empreendedores desde a educação básica. “O empreendedor não é só aquele que abre empresa. É aquele que de uma certa forma inova no seu trabalho”, destaca Uller. A Redetec reúne as principais universidades, centros de pesquisa e instituições de fomento ao desenvolvimento do estado para estimular e promover pesquisas e inovações tecnológicas e culturais por meio da capacitação de empreendedores, consultas tecnológicas, entre outras atividades.
Para assistir estas entrevistas e as anteriores, basta acessar a página do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube clicando aqui. Todas as entrevistas ficam disponíveis diariamente. Caso queira ser notificado basta inscrever-se no canal.
Acompanhe a programação da terceira semana da Agenda de Futuro:
19/11: Eduardo Eugenio – Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN)
20/11: Ana Paula Vasconcellos – Presidente da Associação dos Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (GESTRIO)
21/11: Vinícius Mesquita – Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (SISTEMA OCB-SESCOOP/RJ)
22/11: Paulo Alcântara - Presidente do Centro de Expertise em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Universidade das Nações Unidas (RCE)
23/11: Angela Uller – Presidente Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC)