Deputados receberão, dia 17, síntese das prioridades da Câmara de Infraestrutura e Logística

A Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio vem discutindo desde abril o que pode ser feito pelo legislativo estadual em parceria com a bancada federal do Rio de Janeiro para garantir que as oportunidades abertas pela agenda de renovação de concessões de rodovias e ferrovias federais se concretizem, contribuindo para a eficiência logística do estado. Os debates resultaram na construção de um documento síntese para tomadores de decisão com o posicionamento das entidades que compõem o Fórum contendo a lista das prioridades do estado. A minuta traz um ponto a ponto das oportunidades de investimentos privados na infraestrutura fluminense em um momento de restrições orçamentárias e será um dos documentos entregues aos deputados eleitos durante o evento “Agenda de Futuro”, que o Fórum realizará no dia 17 de dezembro, no Plenário da Alerj.

“Com uma situação financeira muito ruim, o estado não terá dinheiro para fazer investimentos nos próximos três anos. As renovações de concessões ferrovias e rodovias, além dos portos, trata-se de uma grande janela para promover o crescimento fluminense sem usar dinheiro público”, afirmou Sergio Vianna, assessor da presidência da Fetranscarga, durante o encontro de avaliação dos trabalhos da Câmara, realizado nesta quarta (13/11), no auditório da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ).

Os participantes destacaram as concessões da subida da Serra de Petrópolis, descida da Serra das Araras e da duplicação dos contornos da BR 101 e o Arco Rodoviário como focos principais para a retomada do desenvolvimento do estado, gerando emprego e renda.

“Só com esses projetos rodoviários poderíamos movimentar cerca de R$5 bilhões para o estado, sem falar ainda nas ferrovias e portos. Estes projetos estão prontos, são viáveis e dependem apenas de recursos da iniciativa privada. Para que se concretizem, precisamos de vontade política, da bancada do Rio de Janeiro unida para viabilizar esses investimentos”, disse Luiz Fernando dos Santos Reis, presidente da AEERJ.

O evento “Agenda de Futuro” tem como objetivo de reunir os representantes do parlamento estadual e federal do Rio para debater as prioridades para os próximos quatro anos de governo, além de apontar como as instituições que compõe o Fórum podem trabalhar juntas nesta agenda de desenvolvimento.

“A Câmara de Infraestrutura e Logística mergulhou neste ano numa agenda única para o setor entendendo que com poucos recursos para investir, a melhor escolha é priorizar. O documento produzido em conjunto com os membros do Fórum destaca a importância de mobilizar a classe política em torno dessa agenda de investimentos do governo federal que pode mudar a realidade do estado”, concluiu Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Acesse também a Carta que foi entregue aos Deputados.