Nesta segunda-feira (05/11), às 11h, no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio, no YouTube, será dado início à exibição diária da série de entrevistas da Agenda de Futuro, projeto em que representantes das entidades que compõem o órgão darão sugestões para a retomada do desenvolvimento fluminense. A primeira entrevistada será Angela Costa, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), que falará sobre como a instituição tem atuado para desenhar uma agenda que garanta mais investimentos para o estado.
Na sequência, Luiz Fernando Santos Reis, presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj); José Alberto Aranha, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Carlos Henrique Figueiredo Alves, diretor-geral do Cefet-RJ; e Jésus Mendes da Costa, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio (Facerj) também abordarão outros temas, como infraestrutura, inovação e muito mais.
A ACRJ atua como interlocutora dos empresários fluminenses junto aos governos federal, estadual e municipais para tratar das relações comerciais do estado. E para Angela Costa, como a instituição está associada a diversos setores da indústria, comércio, agricultura e do setor financeiro, ela pode ser útil, ainda mais neste momento de chegada dos novos parlamentares. “A Associação é um polo de ideias. É uma casa de 209 anos e que, ao longo desses anos, vem contribuindo muito com os governantes, e não poderia ser diferente nesse momento atual. Então estamos prontos para dar a nossa colaboração”, destacou a presidente.
Para Jésus Mendes da Costa, a FACERJ, que reúne cerca de 38 mil empresas de diversos segmento, a instituição pode contribuir para a agenda de desenvolvimento ao apoiar as micro e pequenas empresas, que representam 98% das inscrições de CNPJ do estado. “Elas são as verdadeiras geradoras de emprego e renda dentro do município”, reforça o presidente, cuja entrevista será exibida na sexta-feira.
Com mais de 370 entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação, a Anprotec promove atividades relacionadas a capacitação, ao desenvolvimento de políticas públicas, junto às frentes parlamentares, e à atuação em rede para o fortalecimento e estímulo do ecossistema de inovação. José Alberto Aranha, que terá a entrevista exibida na quarta-feira, destaca o fato de o Rio de Janeiro reunir grandes universidades e instituições de pesquisa, e que os novos deputados deveriam estimular o processo de inovação, principalmente para os jovens. “Os deputados precisariam estabelecer e ter bandeiras ligadas ao ensino do empreendedorismo e da inovação, além da geração de postos de trabalho mais inovadores que agreguem valor e mais poder econômico ao estado”, afirmou.
Um dos principais centros educação no Rio de Janeiro, o CEFET atua em diversas áreas de ensino como tecnologia, ciência da computação, administração, engenharia dentre outras. Segundo Carlos Henrique Alves, é importante que os parlamentares saibam que a instituição capacita alunos em diversas áreas, e que existe um know-how dentro das universidades que pode ajudar no desenvolvimento do estado. “Nossa inserção no Fórum foi sensacional para os dois lados: para o político enxergar a gente como uma instituição que pode colaborar, como para a gente enxergar a política como um lugar onde possamos contribuir”, salientou o diretor-geral. A exibição da entrevista será na quinta-feira.
Buscar investimentos é necessário, e de acordo com o presidente da AEERJ, Luiz Fernando Reis, o Rio de Janeiro será o estado com mais projetos de renovação de concessões de rodovias e ferrovias, sendo que na área rodoviária, elas podem gerar um investimento de mais de R$5 bilhões. “Uma vez que o estado, considerando a situação que o novo governo irá receber, ele terá que participar dos programas de concessões e parcerias público-privadas”, explicou Reis. Confira a exibição da entrevista na terça-feira.
Acompanhe a programação da primeira semana da Agenda de Futuro:
05/11 - Angela Costa – Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
06/11 - Luiz Fernando Santos Reis – Presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ)
07/11 - José Alberto Aranha - Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (ANPROTEC)
08/11 - Carlos Henrique Alves - Diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
09/11 - Jésus Mendes da Costa – Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (FACERJ)