Antecipar e abordar as consequências da quarta Revolução Industrial sobre a educação do futuro é o foco da Terceira Conferência Internacional sobre o Futuro da Educação, que será realizada entre os dias 12 a 14 de novembro, no Hotel Windsor Florida. O evento “Perspectivas da América Latina" é organizado pela World Academy of Art and Science (WAAS) em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO - Brasil, Fundação Cesgranrio, Academia Brasileira de Educação, World University Consortium (WUC) e a Associação Internacional de Presidentes de Universidades (IAUP).
Segundo os organizadores, a educação é o instrumento mais eficaz para conduzir conscientemente a evolução social e há uma necessidade urgente de expandir o alcance, a acessibilidade e a qualidade da educação em todos os níveis. Para eles, o modelo atual não é mais suficiente e é preciso um novo paradigma, com uma educação voltada para a criação de valores humanistas onde haja uma verdadeira transformação do indivíduo.
Dentre os desafios estão as pressões ambientais; os níveis crescentes de desemprego; desigualdade social; globalização e virtualização de modelos de negócios; crescimento da educação a distância; globalização das comunicações; aumento de contatos interculturais e migração que interferem significativamente nas instituições educacionais, nos estudantes, professores e pesquisadores.
O encontro busca identificar medidas práticas destinadas a atender às necessidades e aspirações de principais interessados numa nova educação para estudantes, professores, empregadores, trabalhadores, instituições de pesquisa, universidades, governos e sociedade civil, nesta região do mundo. Estarão presentes diversos palestrantes internacionais entre eles José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal.
Dentre os temas abordados estão aprendizagem na primeira infância; aprendizagem centrada na pessoa; formação de professores; educação básica; educação superior e tecnológica; educação transdisciplinar; aprendizagem online e híbrida; educação e inovação e educação e emprego. Acesse a programação completa no site.
O futuro da educação vem sendo discutido desde 2013 quando a Universidade da Califórnia, no Estados Unidos, realizou uma conferência inovadora, que se repetiu em 2017, quando a Universidade de Roma TER, na Itália, realizou a segunda conferência sobre o tema.
12 de novembro (segunda-feira)
08h30 - Credenciamento e Registro
10h - Abertura: Ministro da Educação e Diretora da UNESCO
10h40 - Painel 01 - Questões críticas para o futuro da educação - Os principais desafios que a educação enfrenta numa sociedade em rápida transformação, interconectada e cada vez mais complexa que está emergindo no século XXI. Aprendizagem na era de crescentes avanços em ciência e tecnologia, bibliotecas online, novas tecnologias de informação e comunicação, educação centrada na pessoa e inovações na educação infantil.
Expositores:
Rodolfo A. Fiorini – Universidade Politécnica de Milão, Itália
Garry Jacobs – CEO World Academy of Art & Science and World University Consortium
José Pacheco – Fundador da “Escola da Ponte”, Portugal
12h - Almoço
13h - Painel 01 A - Conferência: A Educação e a 4ª Revolução Industrial
Paulo Alcantara Gomes – Diretor Acadêmico da Faculdade Cesgranrio, Brasil – Membro da World Academy of Art & Science, WAAS
14h - Painel 02 - Educação e Empreendedorismo (formação para o empreendedorismo, parques tecnológicos e incubadoras, empresas inovadoras, propriedade intelectual, articulação entre universidades e indústria).
Expositores:
Maurício Guedes – Diretor de Tecnologia da FAPERJ, Brasil
Zbigniew Bochniarz – Universidade de Washington e Escola de Negócios de Harvard,Membro da World Academy of Art & Science - WAAS
15h - Coffee break
15h30 - Apresentação de trabalhos
“Using the Voice as Means of Monitoring the Level of Human Discourse”
Ernesto Sh. Korenman – Associação Israelita de Psicofisiologia e Biofeedback
Yehuda Kahane – Prof. Emérito da Universidade de Tel Aviv – Israel
Realizing Cognitive and Unifying Speech as a Means of Reaching Human Sustainability
Liora Weinbach – Centro Interdisciplinar de Saúde, Direito e Ética, Universidade de Haifa, Israel
13 de novembro (terça-feira)
08h30 - Painel 03 – A visão de futuro - Este painel terá como destaque as visões de negócios, sociedade, governo, estudantes e universidades, a fim de compartilhar as mudanças necessárias no sistema educacional e as questões críticas que precisam ser exploradas.
Expositores:
Ronaldo Mota – Chanceler da Universidade Estácio de Sá – UNESA, Brasil
Yehuda Kahane – Prof. Emérito da Universidade de Tel Aviv, Israel
Kakha Shengalia – President at International Association of University Presidents; President,Caucasus University, Georgia
09h30- Coffee break
09h50 - Painel 04 - Avaliação como apoio à melhoria da qualidade na educação. Programas e políticas nacionais de avaliação: Exemplos na América Latina.
Expositoras:
Nilma Santos Fontanive – Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio e membro do Conselho Nacional de Educação, Brasil
Ligia Gomes Elliot – Coordenadora do Mestrado em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, Brasil
10h50
Painel 04 A - Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala.
Expositores:
INEP, IBGE, UNESCO, UNIVERSIDADES
13h - Almoço
14h - Painel 05 - Formação de Professores para o Ensino Básico (o papel dos cursos de pedagogia, residência pedagógica, formação de professores em matemática e ciências da natureza, o papel da cultura na formação de professores).
Expositora:
Maria Helena Guimarães de Castro – Conselheira do Conselho Nacional de Educação, Brasil
15h - Coffee break
15h20- Painel 06 - Educação Interdisciplinar – As novas formas de organização das estruturas curriculares. O modelo STEM (Science, technology, engineering and mathematics). Transdisciplinaridade para levar aos problemas do mundo real.
Expositor:
Benedito Guimarães Aguiar Neto – Reitor da Universidade Mackenzie, Brasil
16h20 - Apresentação de trabalhos
Produção de Material Didático para o Ensino de Química: Coleção Audiovisual
Ricardo Padilha Vianna Filho – Coordenação do Curso de Licenciatura em Química PUCPR,Escola de Educação e Humanidades, Brasil
Magda Regina Schmitt – Especialização em Gestão Sustentável e Meio Ambiente na PUCPR - Novozymes Latin América, Brasil
Teaching of Law and Cyberlaw: Pedagogical Possibilities from the Universe of “The Watcher of Tomorrow: Ghost in the Shell
Heron José de Santana Gordilho – Post-PhD Pace University Law School, USA. PhD UFPE,Brasil. Law Professor, Federal University of Bahia and Catholic University of Salvador, Brasil.Membro da Academia Mundial de Art & Ciência - WAAS
Saulo José Casali Bahia – PhD Law PUC-SP, Brasil. Law Professor, Federal University of Bahia. Membro da Academia Mundial de Art & Ciência - WAAS
Fernando de Azevedo Alves Brito – PhD student UFBA,Brasil. MBA Environmental Sciences UESB, Brasil. Professor IFBA, Brasil
Poesia, música e outras junções: como forma de aproximar os estudantes da arte e da leitura
Sirley da Silva Rojas Oliveira – Mestrado em Estudos de Linguagens Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
14 de novembro (quarta-feira)
08h30 - Conferência - Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação como fatores chave de desenvolvimento: Inovação, Criatividade e Tecnologia
Paulo Barone – Secretário de Educação Superior, Ministério da Educação, Brasil
09h30- Painel 07 - Novos Paradigmas na Educação - Necessidade de mudanças radicais na qualidade, conteúdo, relevância e no processo pedagógico para atender às necessidades emergentes do século XXI.
Expositores:
Alberto Zucconi – President, Person-Centered Approach Institute, Italy. Secretary General,World University Consortium; Treasurer, WAAS, Italy
Olivier Crouzet – Diretor Pedagógico da Escola 42
10h30- Coffee break
10h50- Apresentação de trabalhos
The Future of Education is Bilingual! - An Analysis of the application of the ExC-ELL Program for Bilingual Education in Adult Learners
Aitza Haddad – Assistente de Pesquisa na Universidade da Florida, USA
Higher Education Institutions in the middle of economic, social and political pressures
Martina Gaisch – Universidade de Ciências Aplicadas – Áustria
Implementing Concepts of Learning Community and Person-centered Education: Some Practical Remarks
Zbigniew Bochniarz – Professor, Kosminski University. University of Washington and Harvard Business School. Member of the Board of Trustees, WAAS USA
13h - Almoço
14h - Painel 08 - Aprendizagem Online e Híbrida - Educação a Distância e Inclusão Social na América Latina (Educação voltada para a solução de questões sociais). “Moocs”, Programas Nacionais, Universidades Abertas da América Latina, Novas Plataformas Educacionais. A tecnologia se integra cada vez mais a cada aspecto da educação, e a internet abre novos modelos de aprendizagem.
Expositores:
Frederic M. Lito – Prof. Emérito da Universidade de São Paulo e Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Brasil
José Maria Anton – Secretaria General de Virtual Educa, Virtual Educa Foundation
15h - Painel 09 - Educação para o pleno emprego - Alguns empregos desaparecerão no futuro próximo. Outros se transformarão radicalmente e muitos novos empregos serão criados. Metade dos empregos atualmente existentes desaparecerão quando crianças de hoje atingirem a idade adulta. (A organização de estruturas curriculares de formação para o pleno emprego, cursos de curta duração, o processo de Bolonha e sua viabilidade na América Latina).
Expositores:
Neantro Saavedra-Rivano – Prof. Emérito da Universidade de Tsukuba, Japão
Marcel van der Voorde – Professor, University of Technology Delft, Netherlands. Executive Advisor to Minister for Education and Research, Serbia. Fellow, WAAS, Belgium
Luiz Bevilacqua – Prof. Emérito da COPPE-UFRJ, Brasil
16h Coffee Break
16h20 - Apresentação de trabalhos
Digital Microlearning:Less is More
Estela de la Garza Flores – Instituto Tecnológico de Monterrey, México
Making education better responding to the changing labour market
Joanna Bochniarz – President, Center for Innovative Education, Polonia
Como apoyar la permanencia y abatir la deserción en la educación en línea. Estudio de casos de instituciones de Educación a Distancia y Virtual
Magdalena Cruz – Vice-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação na Universidade Aberta para Adultos, UAPA – Rep. Dominicana