Rio sedia em novembro evento internacional sobre o futuro da educação

Antecipar e abordar as consequências da quarta Revolução Industrial sobre a educação do futuro é o foco da Terceira Conferência Internacional sobre o Futuro da Educação, que será realizada entre os dias 12 a 14 de novembro, no Hotel Windsor Florida. O evento “Perspectivas da América Latina" é organizado pela World Academy of Art and Science (WAAS) em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO - Brasil, Fundação Cesgranrio, Academia Brasileira de Educação, World University Consortium (WUC) e a Associação Internacional de Presidentes de Universidades (IAUP).

Segundo os organizadores, a educação é o instrumento mais eficaz para conduzir conscientemente a evolução social e há uma necessidade urgente de expandir o alcance, a acessibilidade e a qualidade da educação em todos os níveis. Para eles, o modelo atual não é mais suficiente e é preciso um novo paradigma, com uma educação voltada para a criação de valores humanistas onde haja uma verdadeira transformação do indivíduo.

Dentre os desafios estão as pressões ambientais; os níveis crescentes de desemprego; desigualdade social; globalização e virtualização de modelos de negócios; crescimento da educação a distância; globalização das comunicações; aumento de contatos interculturais e migração que interferem significativamente nas instituições educacionais, nos estudantes, professores e pesquisadores.

O encontro busca identificar medidas práticas destinadas a atender às necessidades e aspirações de principais interessados numa nova educação para estudantes, professores, empregadores, trabalhadores, instituições de pesquisa, universidades, governos e sociedade civil, nesta região do mundo. Estarão presentes diversos palestrantes internacionais entre eles José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal.

Dentre os temas abordados estão aprendizagem na primeira infância; aprendizagem centrada na pessoa; formação de professores; educação básica; educação superior e tecnológica; educação transdisciplinar; aprendizagem online e híbrida; educação e inovação e educação e emprego. Acesse a programação completa no site.

O futuro da educação vem sendo discutido desde 2013 quando a Universidade da Califórnia, no Estados Unidos, realizou uma conferência inovadora, que se repetiu em 2017, quando a Universidade de Roma TER, na Itália, realizou a segunda conferência sobre o tema.

 

12 de novembro (segunda-feira)

08h30 - Credenciamento e Registro

10h - Abertura: Ministro da Educação e Diretora da UNESCO

10h40 - Painel 01 - Questões críticas para o futuro da educação - Os principais desafios que a educação enfrenta numa sociedade em rápida transformação, interconectada e cada vez mais complexa que está emergindo no século XXI. Aprendizagem na era de crescentes avanços em ciência e tecnologia, bibliotecas online, novas tecnologias de informação e comunicação, educação centrada na pessoa e inovações na educação infantil.

Expositores:

Rodolfo A. Fiorini – Universidade Politécnica de Milão, Itália

Garry Jacobs – CEO World Academy of Art & Science and World University Consortium

José Pacheco – Fundador da “Escola da Ponte”, Portugal

12h - Almoço

13h - Painel 01 A - Conferência: A Educação e a 4ª Revolução Industrial

Paulo Alcantara Gomes – Diretor Acadêmico da Faculdade Cesgranrio, Brasil – Membro da World Academy of Art & Science, WAAS

14h - Painel 02 - Educação e Empreendedorismo (formação para o empreendedorismo, parques tecnológicos e incubadoras, empresas inovadoras, propriedade intelectual, articulação entre universidades e indústria).

Expositores:

Maurício Guedes – Diretor de Tecnologia da FAPERJ, Brasil

Zbigniew Bochniarz – Universidade de Washington e Escola de Negócios de Harvard,Membro da World Academy of Art & Science - WAAS

15h - Coffee break

15h30 - Apresentação de trabalhos

“Using the Voice as Means of Monitoring the Level of Human Discourse”

Ernesto Sh. Korenman – Associação Israelita de Psicofisiologia e Biofeedback

Yehuda Kahane – Prof. Emérito da Universidade de Tel Aviv – Israel

 Realizing Cognitive and Unifying Speech as a Means of Reaching Human Sustainability

Liora Weinbach – Centro Interdisciplinar de Saúde, Direito e Ética, Universidade de Haifa, Israel

 

13 de novembro (terça-feira)

08h30 - Painel 03 – A visão de futuro - Este painel terá como destaque as visões de negócios, sociedade, governo, estudantes e universidades, a fim de compartilhar as mudanças necessárias no sistema educacional e as questões críticas que precisam ser exploradas.

Expositores:

Ronaldo Mota – Chanceler da Universidade Estácio de Sá – UNESA, Brasil

Yehuda Kahane – Prof. Emérito da Universidade de Tel Aviv, Israel

Kakha Shengalia – President at International Association of University Presidents; President,Caucasus University, Georgia

09h30- Coffee break

09h50 - Painel 04 - Avaliação como apoio à melhoria da qualidade na educação. Programas e políticas nacionais de avaliação: Exemplos na América Latina.

Expositoras:

Nilma Santos Fontanive – Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio e membro do Conselho Nacional de Educação, Brasil

Ligia Gomes Elliot – Coordenadora do Mestrado em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, Brasil

10h50
Painel 04 A - Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala.

Expositores:

INEP, IBGE, UNESCO, UNIVERSIDADES

13h - Almoço

14h - Painel 05 - Formação de Professores para o Ensino Básico (o papel dos cursos de pedagogia, residência pedagógica, formação de professores em matemática e ciências da natureza, o papel da cultura na formação de professores).

Expositora:

Maria Helena Guimarães de Castro – Conselheira do Conselho Nacional de Educação, Brasil

 15h - Coffee break

15h20- Painel 06 - Educação Interdisciplinar – As novas formas de organização das estruturas curriculares. O modelo STEM (Science, technology, engineering and mathematics). Transdisciplinaridade para levar aos problemas do mundo real.

Expositor:

Benedito Guimarães Aguiar Neto – Reitor da Universidade Mackenzie, Brasil

16h20 - Apresentação de trabalhos

Produção de Material Didático para o Ensino de Química: Coleção Audiovisual

Ricardo Padilha Vianna Filho – Coordenação do Curso de Licenciatura em Química PUCPR,Escola de Educação e Humanidades, Brasil

Magda Regina Schmitt – Especialização em Gestão Sustentável e Meio Ambiente na PUCPR - Novozymes Latin América, Brasil

Teaching of Law and Cyberlaw: Pedagogical Possibilities from the Universe of “The Watcher of Tomorrow: Ghost in the Shell

Heron José de Santana Gordilho – Post-PhD Pace University Law School, USA. PhD UFPE,Brasil. Law Professor, Federal University of Bahia and Catholic University of Salvador, Brasil.Membro da Academia Mundial de Art & Ciência - WAAS

Saulo José Casali Bahia – PhD Law PUC-SP, Brasil. Law Professor, Federal University of Bahia. Membro da Academia Mundial de Art & Ciência - WAAS

Fernando de Azevedo Alves Brito – PhD student UFBA,Brasil. MBA Environmental Sciences UESB, Brasil. Professor IFBA, Brasil

Poesia, música e outras junções: como forma de aproximar os estudantes da arte e da leitura

Sirley da Silva Rojas Oliveira – Mestrado em Estudos de Linguagens Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

 

14 de novembro (quarta-feira)

08h30 - Conferência - Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação como fatores chave de desenvolvimento: Inovação, Criatividade e Tecnologia

Paulo Barone – Secretário de Educação Superior, Ministério da Educação, Brasil

09h30- Painel 07 - Novos Paradigmas na Educação - Necessidade de mudanças radicais na qualidade, conteúdo, relevância e no processo pedagógico para atender às necessidades emergentes do século XXI.

Expositores:

Alberto Zucconi – President, Person-Centered Approach Institute, Italy. Secretary General,World University Consortium; Treasurer, WAAS, Italy

Olivier Crouzet – Diretor Pedagógico da Escola 42

10h30- Coffee break

10h50- Apresentação de trabalhos

The Future of Education is Bilingual! - An Analysis of the application of the ExC-ELL Program for Bilingual Education in Adult Learners

Aitza Haddad – Assistente de Pesquisa na Universidade da Florida, USA

Higher Education Institutions in the middle of economic, social and political pressures

Martina Gaisch – Universidade de Ciências Aplicadas – Áustria

Implementing Concepts of Learning Community and Person-centered Education: Some Practical Remarks

Zbigniew Bochniarz – Professor, Kosminski University. University of Washington and Harvard Business School. Member of the Board of Trustees, WAAS USA

13h - Almoço

14h - Painel 08 - Aprendizagem Online e Híbrida - Educação a Distância e Inclusão Social na América Latina (Educação voltada para a solução de questões sociais). “Moocs”, Programas Nacionais, Universidades Abertas da América Latina, Novas Plataformas Educacionais. A tecnologia se integra cada vez mais a cada aspecto da educação, e a internet abre novos modelos de aprendizagem.

Expositores:

Frederic M. Lito – Prof. Emérito da Universidade de São Paulo e Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Brasil

José Maria Anton – Secretaria General de Virtual Educa, Virtual Educa Foundation

15h - Painel 09 - Educação para o pleno emprego - Alguns empregos desaparecerão no futuro próximo. Outros se transformarão radicalmente e muitos novos empregos serão criados. Metade dos empregos atualmente existentes desaparecerão quando crianças de hoje atingirem a idade adulta. (A organização de estruturas curriculares de formação para o pleno emprego, cursos de curta duração, o processo de Bolonha e sua viabilidade na América Latina).

Expositores:

Neantro Saavedra-Rivano – Prof. Emérito da Universidade de Tsukuba, Japão

Marcel van der Voorde – Professor, University of Technology Delft, Netherlands. Executive Advisor to Minister for Education and Research, Serbia. Fellow, WAAS, Belgium

Luiz Bevilacqua – Prof. Emérito da COPPE-UFRJ, Brasil

16h Coffee Break

16h20 - Apresentação de trabalhos

Digital Microlearning:Less is More

Estela de la Garza Flores – Instituto Tecnológico de Monterrey, México

Making education better responding to the changing labour market

Joanna Bochniarz – President, Center for Innovative Education, Polonia

 Como apoyar la permanencia y abatir la deserción en la educación en línea. Estudio de casos de instituciones de Educación a Distancia y Virtual

Magdalena Cruz – Vice-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação na Universidade Aberta para Adultos, UAPA – Rep. Dominicana