AdaptaClima reúne dados atualizados sobre mudanças climáticas

Criado para ajudar o Brasil a lidar com a mudança climática, o portal AdaptaClima é uma plataforma disponível na internet que integra dados sobre adaptações que estão em desenvolvimento ou já ocorrendo no Brasil, além de pesquisas de universidades brasileiras, americanas e europeias sobre o tema. O site permite que qualquer pessoa acesse todo o banco de dados, que pode ser filtrado por região, setor, tema ou fase do ciclo de gestão, permitindo uma pesquisa mais refinada e integrada aos diferentes contextos que afetam a mudança climática. Com os dados disponibilizados no mapa é possível respaldar iniciativas e tomadas de decisão com dados públicos. O recurso é aberto para todos e pode ser usado para diferentes tipos de estudo. Se alguma empresa ou pessoa quiser iniciar um trabalho de pesquisa pela página, existe toda uma rede preparada para auxiliar desde o escopo do projeto até a propagação do produto.

A ferramenta está entre os objetivos do Plano Nacional de Adaptação (PNA)e foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) e pelo Instituto Internacional pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), A iniciativa contou, ainda, com o apoio do Conselho Britânico por meio do Fundo Newton.

A plataforma possui diversos conteúdos, e para sintetizar todas essas informações existe o Raio-X, ferramenta que, por meios gráficos, disponibiliza os dados e pesquisas publicados no AdaptaClima. O site funciona de forma colaborativa, e visa preencher lacunas de conhecimento que existem sobre as mudanças climáticas e funcionar como uma rede de encontro entre pessoas, empresas, grupos mobilizadores e pesquisadores. O usuário que acessar a página encontra desde informações gerais sobre o fenômeno da mudança climática, até conteúdos específicos que estão sendo desenvolvidos e catalogados em 14 temas diferentes. A plataforma conta também com um mapa interativo, desenvolvido com o objetivo de instigar e orientar pessoas e organizações que lidam diretamente com as mudanças do clima.

O cadastro na rede é gratuito, para saber mais acesse aqui.