Além dos 94 anos de existência celebrados no dia do professor (15/10), a Associação Brasileira de Educação (ABE) tem mais um motivo para comemorar: o lançamento do Museu Virtual da Educação, plataforma on-line que reúne um acervo de milhares de itens coletados desde 1924, incluindo 400 mil documentos e 30 mil fotos entre outros. “Estamos em outros tempos e queríamos levar a ABE para o mundo virtual, pois é nesse ambiente que ela vai se consolidar. Vamos abrir nossos polos virtuais e colocar em debate os grandes temas da educação no Brasil. O museu permitirá uma alavancagem desse novo momento da associação. O pesquisador, tanto nacional como internacional, não vai precisar se deslocar para acessar nossos arquivos. Será uma relação intensa e permanentemente virtual”, explicou o presidente da ABE, Delmo Morani.
O portal assume também a função de ser uma grande base de dados da Associação e contará com documentos, fotografias, vídeos e áudios coletados ao longo da história da ABE, permitindo a conservação dos estudos referentes à educação no Brasil com grande valor histórico como registros internos da ABE e atas de reuniões das conferências nacionais de educação, com destaque para o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” escrito em 1932 e até hoje considerado o documento mais importante da história educacional brasileira. Vale ressaltar que boa parte deste material passou ou ainda está em processo de restauração.
No evento de apresentação da plataforma ao público, realizado dia 16 de outubro, no Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Sinepe Rio), diversas autoridades, como a subsecretária de Identidade Cultural, Lília Gutman Lang; o secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, Marcos Pavolari e a assessora do Ministro da Cultura, Camila Gomes, destacaram a importância da preservação deste acervo que foi restaurado e higienizado, catalogado, digitalizado e disponibilizado no portal.
O Museu Virtual da Educação foi produzido com recursos da Lei municipal de Incentivo à Cultura (ISS) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Cultura com recursos do Colégio Andrews e da Escola Parque.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Assinado por 26 dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi lançado na IV Conferência Nacional de Educação, patrocinada pela ABE. O documento buscava apontar um caminho de construção de uma escola que, pela educação, revolucionasse o Brasil, atingindo toda a população e possibilitasse a distribuição igualitária de oportunidades, consolidando o país numa sociedade democrática.
Em 2012, por ocasião do aniversário de 80 anos do Manifesto, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho sediou um evento em comemoração à data. Na ocasião as instituições presentes lançaram a Carta Compromisso do Rio de Janeiro com uma escola sempre renovada. Leia a matéria completa aqui.