Câmara desenha evento de lançamento da Semana Estadual do Lixo Zero

Desde 2015 o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro participa da Semana do Lixo Zero, realizada sempre na última semana de outubro. O intuito do movimento, que é realizado concomitantemente em vários estados, é chamar atenção para o tema dos resíduos sólidos expondo boas práticas e propostas inovadoras que estão ocorrendo no País e no mundo. A novidade deste ano é que a data passou a integrar o calendário estadual de eventos, a partir da publicação do Decreto 46.435/2018, publicado no dia 26 de setembro. Nesta quinta-feira (04/10), a Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável se reuniu para formatar o lançamento da Semana do Lixo Zero no Rio de Janeiro. O evento “Lixo Zero dentro e fora de casa” vai reunir especialistas de diversas instituições que compõem o Fórum para que eles apresentem iniciativas que estão sendo desenvolvidas em suas entidades e as possibilidades de parceria que podem ser realizadas para avançar na agenda sustentável. O evento será realizado no dia 26 de outubro, às 9h30, no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ).

Mais do que uma meta a ser alcançada, o conceito Lixo Zero sugere novos hábitos para a sociedade, a fim de reduzir o desperdício. A ideia é eliminar o volume e a toxicidade da sujeira gerada, recuperando resíduos para introduzi-los na cadeia produtiva. O evento terá seis palestrantes representando cinco instituições. A Seaerj falará sobre a "Indústria 4.0 e sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável"; o Sebrae vai abordar "Os desafios da implementação do gerenciamento de resíduos"; o Cefet-RJ vai trazer o "Protagonismo estudantil em prol da Agenda 2030", enquanto a FGV apresentará a iniciativa dos estudantes para estabelecer a coleta seletiva na instituição. Já a Alerj abordará "Os desafios de comunicar a sustentabilidade".

                                                       

A Semana Estadual do Lixo Zero também tem como intuito fomentar a economia solidária e a inclusão social, propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e incentivar o consumo consciente.