Para formar inovadores e difundir o conceito de Inovação Cidadã, diferentes organizações se uniram para criar o “Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018”. Oferecido pela Escola de Comunicação da UFRJ, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio de seu Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD) e a Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 14/09 para projetos, ações, práticas, redes e empreendimentos sociais que tenham como horizonte a Inovação Cidadã e o campo das humanidades digitais.
Inovação cidadã é um tipo de engajamento de coletivos, empresas e outros modelos de redes que unem a tecnologia e as práticas colaborativas para criar projetos voltados à comunidade e à transformação social. Trata-se de processos em que se resolvem problemas e desafios com tecnologias colaborativas, sejam elas sociais, digitais ou culturais.
O laboratório vai selecionar dez projetos que serão desenvolvidos por equipes de trabalho apoiadas por mentores, professores, empreendedores, estudantes, especialistas e fazedores convidados, de diferentes campos. Foram definidos os seguintes eixos para as propostas: Tecnologias, Redes e Plataformas; Transformação Digital, Mídias e Saberes; Fluxos Informacionais, Dados e Cultura Política e Mineração e análise de dados. Vale ressaltar que para os projetos que não se enquadrarem nesses eixos, ainda há opção para outras propostas.
As atividades serão realizadas entre os meses de setembro e dezembro no campus da UFRJ, localizado na Praia Vermelha, em Botafogo. Poderá se inscrever qualquer grupo, pessoa, coletivo, organização ou instituição que possa se deslocar para as atividades na cidade do Rio de Janeiro por meios próprios. Mais informações podem ser acessadas aqui.