CIEDS apresenta projeto de educação empreendedora

O Grupo de Trabalho de Negócios Sociais, coordenado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio e pela PUC-Rio, se reuniu hoje (24/08) para debater ações de educação empreendedora de jovens de comunidades e periferias do Brasil. Para introduzir o tema, o Gabriel Vasconcellos, consultor de desenvolvimento institucional do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), apresentou o projeto desenvolvido no Rio de Janeiro chamado “Juventude Empreendedora” , sistematizado na publicação “As Juventudes de Favela Gerando Mudanças em seus Territórios e em suas Vida”, que será lançada em setembro.

O programa Juventude Empreendedora, realizado por meio de uma parceria entre o CIEDS e a Fundação Itaú Social, atua em 4 unidades na cidade do Rio e na região metropolitana, trazendo uma metodologia inovadora de educação empreendedora para estudantes de 14 a 21 anos. O objetivo da iniciativa é capacitar os jovens para que eles consigam criar e gerenciar negócios de impacto dentro da sua comunidade, gerando mudanças em seu território e em suas próprias vidas. E, de acordo com o representante do CIEDS, o caminho para isto é identificar e reconhecer ações de empreendedorismo que esses adolescentes já realizam.

“O perfil da juventude que encontramos nas comunidades é de muito potencial. É curioso, porque ao falar de empreendedorismo com eles, constatamos que esses jovens não se percebiam como empreendedores, apesar de já tocarem pequenos negócios”, afirmou Gabriel.

                                                     

Outros temas também foram debatidos na reunião como a importância do incentivo legal aos negócios de impacto social, a dificuldade de inserção de jovens aprendizes e de portadores de deficiências nas empresas e como os universitários têm dificuldade de olhar seus projetos de conclusão de curso como oportunidades para empreender.

Participaram do diálogo representantes das universidades Veiga de Almeida (UVA), PUC-RJ e UERJ, além de instituições como FAPERJ, SESC-RJ, Planet Startup e O+ Oficinas Positivas. A próxima reunião do Grupo de Trabalho de Negócios Sociais será realizada no dia 26 de outubro, às 15h, na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), da UERJ.

Assista a matéria veiculada na TV Alerj, clique aqui.