Rio em Foco debate novas políticas e investimentos do gás natural na matriz energética brasileira

A produção de gás natural impacta diretamente na economia de baixo carbono, sendo uma solução energética sustentável. Porém, o que muita gente desconhece ainda, é que esta substância tem potenciais ainda não explorados. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Rio é o maior produtor de gás natural do país, sendo responsável por 47% de toda a produção nacional, além de ser o maior mercado consumidor. “O Rio apresenta um potencial enorme para o crescimento do gás natural. O Brasil também. Mas, comparado a outros países desenvolvidos, o nosso consumo ainda é baixo”, avaliou o diretor da KPMG, André Donha, um dos entrevistados do programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (30/07) .

No programa, que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), serão apresentadas as novas políticas e investimentos que estão sendo feitos no setor e as consequências e impactos na economia do estado do Rio de Janeiro.

Dentre as políticas que animam o setor está o programa “Gás para Crescer”. A iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) tem o objetivo de estudar e elaborar propostas para manter o adequado funcionamento do setor de gás, diante de um cenário de redução da participação da Petrobras. “Criando esta nova situação, o programa permite a chegada de novos produtores e compradores, maximizando o alcance do gás. O grande mérito é ampliar a diversificação para todos os segmentos da cadeia de valor do gás natural”, disse e o secretário executivo de gás natural do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Luiz Carlos Costamilan.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (04/08), às 17h, e no domingo (05/07), às 20h. E, a partir de terça-feira (17/07), pode ser assistido no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco no nosso site.