Parque Tecnológico da UFRJ e ABDI firmam parceria para desenvolvimento de tecnologias para cidades inteligentes

O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) iniciaram uma parceria que tem como objetivo estabelecer um ambiente de demonstração de novas tecnologias e soluções para a melhoria do dia a dia das cidades. O Parque passa a integrar o conselho consultivo do Ambiente de Testes de Tecnologias para Cidades Inteligentes da ABDI/Inmetro, que está sendo montado em Xerém (RJ).

Com isso, a UFRJ passa a desenvolver colaborativamente, com outras 20 instituições, o projeto. O Parque Tecnológico da Universidade tem 350 mil metros quadrados e já conta com 16 empresas multinacionais instaladas. Além disso, ele abriga cerca de 30 startups, oferecendo um ambiente de inovação. O próprio campus da UFRJ poderá ser também uma das extensões do ambiente montado em Xerém. O Parque passa a ser um living lab (laboratório vivo) associado.

O projeto

O projeto “Cidades Inteligentes” tem como objetivo reunir empresas e organizações que desenvolvem novas tecnologias para as chamadas cidades inteligentes e que poderão ter um espaço de teste para suas soluções. As tecnologias que eficiência comprovada serão disponibilizadas em um showroom para apreciação de prefeitos. Caso o gestor municipal se interesse por alguma, ele poderá negociar a instalação diretamente com a empresa. No momento inicial serão testados dez cenários, entre eles iluminação inteligente, mobilidade urbana e segurança. Estão inscritas mais de 130 empresas no projeto.

Para mais informações, acesse aqui: