O consumo de energias renováveis já representa 44% do mercado nacional. Por conta disso, a busca por profissionais qualificados e com consciência sustentável se intensificou no país. Visando atingir esta demanda, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) criou o Curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, a iniciativa é pioneira na região Sudeste. A primeira turma terá início no dia 30 de julho, garantindo o ensino público de qualidade aos interessados que já possuem o Ensino Médio. Futuramente outras modalidades de ensino, tais como a graduação e pós-graduação, poderão ser implementadas.
O objetivo é capacitar pessoas que possam, no futuro, ajudar na redução do impacto ambiental e no aumento da eficiência energética. Durante as aulas, os estudantes vão aprender a efetuar dimensionamento, executar projetos, instalar e manter sistemas de energias renováveis domiciliares e comerciais. Além disso, eles serão capazes também de propor e coordenar atividades de utilização e conservação de energia.
Semestralmente as turmas serão abertas com 30 vagas, mas, segundo os professores responsáveis pelo projeto, este número pode aumentar. Um dos motivos para isso foi a alta procura pelo curso, cerca de 1.800 candidatos disputaram as vagas desta primeira turma. O processo seletivo é feito por meio de prova objetiva classificatória.
O curso é gratuito e será realizado no campus Maria da Graça, na zona norte do Rio, próximo à estação de metrô. Para mais informações, basta acessar o site do CEFET/RJ, clicando aqui.