Com o objetivo de auxiliar produtores rurais no processo de adequação ambiental da paisagem rural, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, desenvolveu uma ferramenta que faz recomendações personalizadas ao produtor rural para a recomposição da vegetação nativa de sua propriedade. Chamado de “WebAmbiente”, o mecanismo está disponível gratuitamente na internet e engloba todos os biomas brasileiros.
A ferramenta é um sistema de informação interativo que dispõe do maior banco de dados já produzidos no Brasil, sobre espécies vegetais nativas, estratégias para recomposição ambiental mais adequadas às condições da área e orientações relativas ao preparo inicial do local. Após utilizar o simulador, o internauta pode baixar ou imprimir o relatório com as sugestões oferecidas pelo mecanismo para a recomposição.
Para ter acesso ao simulador, é necessário fazer apenas um simples cadastro da área. Em seguida, o sistema faz algumas perguntas relacionadas às áreas que deverão ser recompostas, como: área de preservação permanente, reserva legal, suas características, dos solos e os riscos associados aquela recomposição. Vale ressaltar que, o “WebAmbiente”, faz recomendações sempre de acordo com o novo Código Florestal Brasileiro e engloba todos os biomas do país.
Visando ofertar soluções para diversificação e especialização, criando mais oportunidades para a agroindústria brasileira, em especial, mercados mais competitivos, sofisticados e rentáveis, a ferramenta pode contribuir na promoção de saúde e qualidade de vida, por conta da possibilidade de obter alimentos com maior densidade nutricional a partir das recomposições.
Saiba mais em: www.webambiente.gov.br