Bioeconomia é aliada para produção sustentável no Rio de Janeiro

A indústria brasileira tem criado diversos tipos de estratégias em busca de um desenvolvimento mais sustentável. A bioeconomia é uma das táticas que vem sendo adotadas. Trata-se de um tipo de economia mais preocupada com a sustentabilidade e focada na diminuição dos impactos ambientais causados pela produção industrial. O conceito e aplicação desta nova forma de produzir são temas do Rio em Foco desta segunda-feira (16/07) a partir das 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

A convidada desta edição é a diretora do portal Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, que vai falar sobre como o Rio de janeiro tem lidado com a bioeconomia. Beatriz também é uma das coordenadoras do Green Rio, uma exposição que reúne em um só evento pesquisadores, fornecedores e consumidores da chamada Economia Verde. Na edição desse ano, a bioeconomia foi o assunto transversal da feira e um dos tópicos mais discutidos era como essa nova técnica está sendo inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Brasil é um dos 193 países que assinaram o plano da Agenda 2030, um acordo em que o governo se comprometeu a ter um crescimento mais sustentável pelos próximos anos. A bioeconomia chega como mais uma aliada para que este objetivo seja cumprido. Para a diretora do Planeta Orgânico o que falta agora é que se este sistema esteja mais presente na cabeça das pessoas.

“Foi muito interessante ver os visitantes da Green Rio se reconhecendo como atores da bioeconomia. Enquanto nós, consumidores, não nos reconhecermos como protagonistas vai ser muito difícil mudar, tem que haver um pertencimento", explica Beatriz.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (21/07), às 17h, e no domingo (22/07), às 20h. E, a partir de terça-feira (17/07), pode ser assistido no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco no nosso site.