Rio em Foco debate como a convergência entre setores pode garantir retomada econômica do Estado

A parceria entre diferentes empresas, comércios e produtores cria uma estratégia chamada convergência setorial, que fortalece a economia local mudando o cenário regional e dependendo menos de exportação. Esse assunto é o tema do Rio em Foco desta segunda-feira (09/07), a partir das 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). O programa traz exemplos práticos de parceiras que já são sucesso, além de discutir os próximos passos para que este fenômeno cresça e contribua na retomada econômica do estado do Rio.

O diretor do projeto “Morar Mais Por Menos”, Sandro Schuback, e a empresária do setor têxtil, Eleonora Erthal, são os convidados do programa e exemplos de como o empresariado tem buscado convergir ações para melhorar e amplificar o campo de atuação. O projeto “Morar Mais Por Menos” organiza grandes eventos para expositores ligados à decoração há 15 anos em diversas capitais brasileiras.

“Na área design de produtos, temos móveis feitos por jovens designers que possuem quatro tipos de materiais: a base de metal, o tampo de mármore e o acabamento de madeira e vidro. Quatro elementos de setores diferentes convergindo para criar um só, sem contar com o setor de design. Então, podemos falar que haviam cinco setores envolvidos: indústria criativa; metalmecânica; mármores e granitos; e vidro e madeira. Este é um exemplo de como a convergência pode aproximar ainda mais setores de um mesmo campo de mercado”, aponta Shuback.

A empresária Eleonora atua no ramo de lingerie e começou a investir em outro setor, o café. No programa ela conta como conseguiu correlacionar esses dois setores. “Costumava frequentar muitas feiras de roupas para apresentar minhas peças e foi nesse ambiente que percebi uma oportunidade de levar um café diferenciado e de qualidade que a minha fazenda produzia. Comecei com amostras e depois ampliei a produção”, conta a empresária.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (14/07), às 17h, e no domingo (15/07), às 20h. E, a partir de terça-feira (10/07), pode ser assistido no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco no nosso site.