Fórum reúne instituições e define agenda de atividades para estimular negócios de impacto

O Grupo de Trabalho de Negócios Sociais, coordenado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio e pela PUC-Rio, se reuniu na sexta-feira (29/06) para definir a agenda de trabalho do segundo semestre. Para dar suporte aos empreendedores no desenvolvimento de negócios de impacto social, a professora do Instituto Gênesis (PUC-Rio), Ruth Mello, apresentou o Canvas da Teoria da Mudança.

A ferramenta auxilia o empreendedor a mapear o caminho do projeto desde o início até o final, dando suporte na elaboração do planejamento estratégico e podendo medir os progressos e objetivos a longo prazo. Para Ruth, o tema é de extrema importância para implementar os negócios.

“É um novo instrumento didático para trabalhar modelos de negócios para negócios de impacto. Fizemos um casamento entre o Canvas Social com a Teoria de Impacto, e pretendemos trazer mais empreendimentos e prover mais maturidade nos negócios de impacto”, explicou Ruth, acrescentando que esta metodologia é a junção da metodologia do Canvas com a Teoria de Mudança. Confira aqui a apresentação sobre a Teoria de Mudança.

Um balanço do Rio de Impacto, projeto liderado pelo Sebrae-RJ e que busca soluções para a promoção do empreendedorismo de impacto, também foi realizado durante o encontro. A gestora do projeto de Negócios de Impacto do Sebrae-RJ, Juliana Oliveira, falou sobre o lançamento da 2º edição do Guia de Bolso e destacou os diversos parceiros envolvidos e as discussões para elaborar uma agenda de atividades que promova e dê suporte aos negócios permanentemente.


“A partir das reuniões deste grupo de mediadores, vamos construir o seminário que deve ser realizado na primeira quinzena de outubro. A ideia que é nele possamos discutir as temáticas mais importantes envolvendo negócios de impacto. Queremos trazer os empreendedores e estamos estudando a possibilidade de ter uma rodada de negócios”, ressaltou Juliana, que também explicou que o seminário de Negócios de Impacto que já entrou na lista da força tarefa de finanças sociais e neste ano chega a sua 3ª edição.

A Firjan também levará o tema para o Festival X-Tudo Sesi Cultural, que mistura diversas atividades como música, teatro, dança, exposição, debates, oficinas e atrações para o público infantil. Durante o evento, no dia 28 de agosto, está prevista a realização de um painel em que serão abordados os negócios de impacto fluminense.

“A reunião serviu para que as instituições convergissem as suas agendas para o segundo semestre. Quanto ao GT temos como desafio organizar uma agenda de encontros que atualize os membros sobre as principais ações, programas e encontros que estão ocorrendo, sempre avaliando de que forma podemos somar para que a interação ocorra e o ecossistema se consolide”, concluiu Geiza Rocha, subsecretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Participaram do encontro representantes do Fórum, do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), do Sebrae-RJ, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do Movimento Longevidade Brasil, da Planet Startup Inc. e da Workay.