Uma ferramenta útil para o desenvolvimento de soluções para problemas sociais complexos. O Canvas da Teoria da Mudança permite visualizar como insumos e atividades podem alcançar as condições necessárias para se chegar aos resultados almejados, gerando impacto social positivo. O método será apresentado na próxima reunião do Grupo de Trabalho de Negócios Sociais, que será realizada no dia 29 de junho, às 14h, na PUC-Rio, unidade Centro.
Na ocasião, as professoras Ruth Mello, do Instituto Gênesis (PUC-Rio), e Marina Oliveira, da Universidade Santa Úrsula, detalharão a ferramenta que permite ao empreendedor mapear o caminho desde o início do projeto até o seu final. O Canvas da Teoria da Mudança auxilia na elaboração do planejamento estratégico e também contribui para uma melhor avaliação, já que é possível medir os progressos e objetivos de longo prazo, uma grande dificuldade entre os negócios de impacto.
Além da apresentação, será divulgada, na reunião, a segunda edição do Guia de Bolso de instituições de apoio a negócios de impacto do Rio de Janeiro, do qual o Fórum faz parte. A publicação, lançada pelo Sebrae, apresenta a oferta de serviços e produtos de 13 instituições que oferecem apoio ao desenvolvimento de negócios sociais no Rio de Janeiro com uma síntese da atuação e informações individualizadas de cada uma delas. "As reuniões do GT são sempre uma ótima oportunidade de compartilhar conhecimento. Além desta apresentação, vamos abrir a palavra para que os presentes possam falar de suas ações e pensar de que forma podemos construir uma agenda integrada para o estado que fortaleça estes empreendimentos", explica a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.
Em abril deste ano, o Grupo de Negócios Sociais do Fórum de Desenvolvimento do Rio se reuniu para conhecer mais sobre o Laboratório de Inovação Financeira (LAB) e contou com a participação do coordenador de educação financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Claudio Maes, e com o gerente sênior da SITAWI-Finanças do Bem, Rob Parker. Criado em 2017, o projeto serve como ponte entre entidades governamentais, setores financeiros, empresas privadas e ações sociais com o objetivo de expandir o desenvolvimento financeiro sustentável no Brasil.
Serviço:
Reunião do Grupo de Trabalho de Negócios Sociais - Definição das Atividades do 2º Semestre
Dia: 29 de junho
Horário: 14h
Local: Av. Mal. Câmara, 186 - 7º andar. Centro.