UFRJ e Sesc Rio celebram Dia Mundial do Refugiado com programação especial

O Sesc Rio e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) organizaram eventos especiais para Dia Mundial do Refugiado, comemorado no dia 20 de junho. Para a Organização das Nações Unidas (ONG), a data é uma oportunidade de celebrar a força, coragem e perseverança dos refugiados.

Os eventos vão ocorrer em diferentes estados do Brasil. No Rio, as comemorações começam, no dia 19, com o encontro “Mulheres em trânsito: refugiadas no Rio de Janeiro", organizado por alunos do projeto Vidas em Trânsito da UFRJ. O minidocumentário "A mulher em travessia" será exibido com a presença da produtora Luciana Savatore. Após o filme, a programação continua com uma mesa redonda formada por Maria Elias El Warrack (refugiada venezuelana), Nelly Camacho (refugiada colombiana) e Segrace Lembe Menga (refugiada congolesa).

Durante todo o sábado (23/06), será realizado no Sesc Rio a segunda edição do evento “Rio Refugia”. Com muita dança, gastronomia e oficinas, a ideia é criar um espaço de integração entre os refugiados e os brasileiros. O objetivo do festival é dar mais visibilidade às questões destes imigrantes, além de apresentar suas culturas.

Nos últimos anos, o número de refugiados no Brasil avançou em decorrência de crises políticas globais, principalmente dos países vizinhos. Só no ano passado, segundo os dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil recebeu 33.865 solicitações de refúgio. Este foi o maior número de pedidos feitos desde a criação do comitê.

O Brasil oferece proteção a esses refugiados que deixaram seu país por conta de guerras, intolerância religiosa ou crises econômicas. A nova lei de Migração, sancionada no ano passado, colocou os imigrantes em condição de igualdade com os brasileiros além de conceder um visto temporário para acolhida humanitária (Lei nº 9.474, art. 1º, III).

A programação completa do Dia Mundial do Refugiado está aqui.